Núcleo Regional da Rede de Jovens Líderes Núcleo Regional da Rede de Jovens Líderes

A Rede Regional de Jovens Líderes é a estrutura de participação juvenil dos Escoteiros do Brasil, seja ela dentro ou fora do movimento escoteiro. A Rede é formada por três pilares: Núcleo, Fórum e sistema de regras, e tem como principal foco a mobilização, comunicação e capacitação dos seus membros. A rede têm como objetivos:

1 – no âmbito da Seção Escoteira, apoiar a correta aplicação do Método Escoteiro, em especial as práticas democráticas previstas pelo Programa de Jovens.

2 – no âmbito da Organização Escoteira, a inserção participativa de jovens nos processos de tomadas de decisão.

3 – no âmbito da sociedade, com a promoção de iniciativas de ação e desenvolvimento comunitário.

De modo geral se pode dizer que esta uma ferramenta de caráter temporário, e através dela e outras iniciativas se busca alcançar o objetivo de inserção qualitativa do jovem no processo de tomada de decisão, em qualquer ambiente.


Núcleo Regional de Jovens Líderes

O Núcleo Regional de Jovens Líderes é a estrutura que faz a gestão da Rede Regional de Jovens Líderes no nível regional, sendo composto por 4 jovens escolhidos por seus pares durante o Fórum Regional. Esses jovens trabalham coordenando e, principalmente, animando as diversas iniciativas juvenis, também fazem a representação juvenil dentro das estruturas do nível regional.


O Núcleo Regional está a disposição no e-mail institucional, conforme abaixo.