Programação do Encontro de Dirigentes

Confira a programação completa do Encontro Regional de Dirigentes

Publicado em 09/05/2017 às 13:18
por Gabriel Rodrigues

O encontro tem como proposta reunir os dirigentes das Unidades Escoteiras Locais para disseminação de informações relacionadas a prática da gestão de um grupo escoteiro. Através de palestras, oficinas e atividades de grupo, o evento pretende oferecer uma vivência enriquecedora apresentando conteúdos e ferramentas de direta aplicação no cotidiano da gestão de um grupo escoteiro. O evento também é uma oportunidade de atualização sobre assuntos relevantes do Escotismo e confraternização entre irmãos escoteiros. Confira algumas das oficinas que serão apresentadas no Encontro. É importante levar em conta, para o planejamento da participação no evento, que a programação inicia-se às 8 horas da manhã de sábado e termina às 19 horas e 30 minutos do mesmo dia.

PDF | Site do Evento

POLÍTICA DE PROTEÇÃO INFANTOJUVENIL 
Análise das estratégias e ações para oferecer, dentro de um ambiente seguro, as atividades do programa educativo oferecido pelo Movimento Escoteiro. Abordaremos, dentro do tema, as questões de identificação e prevenção de riscos, seleção de lideranças, e o trabalho de construção de condições seguras para execução de atividades.  Luiz Cesar de Simas Horn: Graduado em Educação Física e Psicologia. Faz parte do Movimento Escoteiro há 45 anos. Exerceu várias funções em Grupos e Região Escoteira. Atualmente é gerente de métodos educativos, coordenando, no Escritório Nacional da UEB, as áreas de programa educativo, gestão de adultos e eventos. 

RESPONDENDO EDITAIS NA PRÁTICA
Levaremos aos participantes exemplos reais de editais com os quais exercitaremos a interpretação e a proposição de projetos voltados para o Escotismo. Mauro Lages é Baloo do Grupo Escoteiro Silva Paes – 37/RS. É formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas com MBA em Gestão de Projetos. Atua no planejamento e desenvolvimento de projetos para a iniciativa privada e terceiro setor. 
 
MÉTODOS E TÉCNICAS PARA FACILITAÇÃO E PROJETOS
Serão 150 minutos navegando entre métodos, técnicas e boas práticas cada vez mais utilizadas no mundo, sempre com foco em um novo modelo mental, mais empatia, geração de valor em equidade, colaboração, transparência, realismo e ética. Vamos falar sobre Design Thinking, Lean StartUp, Métodos Ágeis, Art Of Hosting, Dragon Dreaming e algo mais. 
Jorge Audy foi escotista no GE Tupã-Ci e GE Guia Lopes, concursado nos anos 80, empresário nos 90, coordenador de desenvolvimento na ADP Brasil e Grupo RBS nos 00, desde 2014 é professor na FACIN da PUCRS e consultor na DBServer. Seu foco é disseminar metodologias mais humanas em empresas de todos os portes e jovens em comunidades ou estudantes. 

RELACIONAMENTO INSTITUCIONAL COM O SETOR PÚBLICO
Iremos abordar como pode ser a atuação das Unidades Escoteiras Locais nos conselhos de governança, trabalhos e benefícios que o Grupo pode buscar em parceira com o Legislativo e Executivo, para que serve e como podemos nos beneficiar da Frente Parlamentar Escoteira e do Termo de Cooperação entre os Escoteiros RS e a Secretaria Estadual de Educação, entre outras. Vinicius Ribeiro é Arquiteto Urbanista, Professor Universitário e escoteiro do Grupo Escoteiro Imigrante 151/RS de Caxias do Sul. Foi durante 12 anos vereador em Caxias do Sul, Secretário Municipal de Planejamento e de Mobilidade Urbana,  passou por dois mandatos como Deputado Estadual na Assembleia Legislativa, onde foi Presidente da Frente Parlamentar do Movimento Escoteiro. 

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA GRUPOS ESCOTEIROS 
 Uma vivência prática para que você conduza seu Grupo Escoteiro a sonhar e depois planejar a realização deste(s) sonho(s). Apresentaremos diferentes projetos relacionados a administração e o planejamento de uma Unidade Escoteira Local. Tarcio Lescano é Diretor de Projetos e Mestre Pioneiro do Grupo Escoteiro Olavo Bilac 1/MS. Formado em Administração, atua na Instrução e Docência, em Educação Executiva nas áreas administrativas de empresas de grande porte e faculdades da região Centro-Oeste do país, participando ativamente no levantamento das necessidades de recursos, estruturas de equipes, criação e controle de cronogramas. É especialista em programar processos críticos e gerar rotinas de execução.

COMUNICAÇÃO PARA UNIDADE ESCOTEIRA LOCAL
Ferramentas, métodos e exemplos sobre a gestão da comunicação de uma Unidade Escoteira Local. Maneiras de falar com a imprensa e divulgar as notícias do seu Grupo. Como fazer uma boa comunicação escoteira voltada aos diferentes públicos como jovem, família e comunidade.

Comentários