Em caso de necessidade utilize o

Fale Diversidades ou o Canal de Denúncias

dos Escoteiros do Brasil - Rio Grande do Sul

Escoteiros do Brasil - Rio Grande do Sul

Rua Castro Alves, 398 - Bairro Rio Branco

CEP 90430-130 - Porto Alegre - RS

(51) 3330-9784 - (51) 3332-3127

comunicacao@escoteirosrs.org.br

Segunda à sexta 8h15 às 18h

  • Facebook - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle

Os Escoteiros do Brasil - Rio Grande do Sul convidam todas as Unidades Escoteiras Locais para um mês inteiro de ação social na Campanha do Agasalho - Aquece Escoteiro. De 3 de maio a 1 de junho, jovens, voluntários, familiares e toda a comunidade estão convidados para recolher agasalhos que serão doados a quem mais precisa.

 

Esta atividade pretende mostrar o escotismo como um verdadeiro agente de mudança na sociedade, permitindo com que crianças e jovens sejam cidadãos ativos e capazes de criar mudanças positivas em suas comunidades e no mundo. 

 

A Campanha Aquece Escoteiro é um evento de grande impacto social, beneficiando jovens e adultos. Reúna sua patrulha, incentive a campanha no seu Grupo e participe da grande ação, dia 18 de maio, junto do EducAÇÃO Escoteira, divulgando o seu Grupo por toda a comunidade e, principalmente, garantindo um inverno mais quente a quem precisa.

Por que participar?

A Campanha do Agasalho tem como objetivo principal estimular a participação dos escoteiros em suas comunidades. Esta é uma ação solidária onde as pessoas podem doar roupas, calçados e cobertores, sempre em boas condições de uso. 

 

A Campanha do Agasalho incentiva a responsabilidade social, das empresas e das entidades em um movimento de solidariedade em todas as cidades com Unidades Escoteiras Locais atuantes. Além disso é muito fácil de participar e colaborar efetivamente com a campanha, desde uma pequena doação onde os jovens percebam a importância de doar algo que não usam, até uma grande campanha no bairro do seu Grupo.

 

A Campanha do Agasalho também pode ser utilizada como uma ação para o Grupo Padrão - além de pontos extras relacionados às reportagens que forem veiculadas sobre as atividades escoteiras em TV, rádio, jornal, entre outros - e também no desenvolvimento da progressão dos jovens nos quatro ramos.

Como participar?

Esta primeira edição será realizada entres dias 3 de maio e 1 de junho. A escolha da data coincide com a realização da Campanha do Agasalho em diversas cidades do estado que durante todo mês realizam a coleta de doações para quando o inverno chegar. 

 

Para participar é muito simples! Os Grupos podem se identificar como um ponto de coleta do seu município, como também pode ser feita uma campanha interna nas seções e após todas as doações serão encaminhadas a uma entidade assistencial ou órgão público do seu município responsável pela área de assistência social.

 

As Unidades Escoteiras Locais não são obrigadas a participar da campanha e nem das ações sugeridas caso não consigam conciliar o calendário já previamente programado. De mesmo modo a participação não precisa ser do Grupo como um todo, mas pode ser também de uma única seção. O ideal é que todos possam se envolver, demonstrando assim a força do escotismo em ações sociais junto da comunidade em que o Grupo está inserido, além de incentivar os jovens, de lobinho a pioneiro, a pensarem no próximo e praticar sempre a sua boa ação.

 

Caso seja realizada alguma atividade com entidade parceira como uma escola, organização não governamental ou instituições do poder público e privado é necessário já realizar contato prévio propondo a parceria. O ideal é que as Unidades Escoteiras Locais façam uma proposta por escrito endereçado a quem ou onde pretendem realizar a atividade.

 

Programação

18 de maio, sábado - Aquece Escoteiro - em todo o Rio Grande do Sul

Sugere-se a cada Distrito e/ou Unidade Escoteira Local buscar as informações junto a Prefeitura da sua cidade para envolver os Grupos nas atividades da Campanha do Agasalho no seu município. Regionalmente convidamos a todos para juntos realizarmos uma grande ação no dia 18 de abril, o Aquece Escoteiro! O Aquece Escoteiro é um dia voltado para realização de uma grande ação de conscientização e coleta de doações que irão aquecer milhares de pessoas durante o inverno em todo o Rio Grande do Sul!

 

O Aquece Escoteiro é um dia dedicado a passar na vizinhança da sede do Grupo buscando doações. Nas semanas anteriores o Grupo deve realizar uma ação de conscientização na comunidade em que está inserido, envolvendo líderes comunitários, comércio local, moradores próximos, imprensa, entre outros, avisando que no dia 18 os escoteiros irão passar nas casas buscar as doações.

 

Lembre-se de no dia do Aquece organizar carros de apoio que possam recolher as doações que os jovens e adultos irão coletar na casa das pessoas. É importante que as doações estejam organizadas para o destino final junto das entidades que serão beneficiadas com a Campanha do Agasalho.

 

Nesse mesmo dia muitos Grupos irão realizar o EducAÇÃO Escoteira, o que não é um problema, muito pelo contrário. Essa é uma grande oportunidade de envolver ainda mais a comunidade escolar na qual o Grupo irá realizar atividades e também divulgar a Campanha do Agasalho junto dos estudantes e seus familiares. O Grupo, em contato com a escola, também pode fazer da atividade do EducAÇÃO um ponto de coleta do Aquece Escoteiro e da Campanha do Agasalho durante todo o mês!

Responsabilidades da Unidade Escoteira Local

  • Designar um Coordenador, sendo preferencialmente um(a) Pioneiro(a) (ou Clã) e/ou um(a) Jovem Líder integrante da sua Unidade Escoteira Local para coordenação das atividades da Campanha do Agasalho;

  • Designar um representante, sendo preferencialmente um(a) Pioneiro(a) e/ou um(a) Jovem Líder integrante da sua Unidade Escoteira Local para ser o porta voz do seu Grupo no contato com a imprensa e realização de entrevistas;

  • Firmar acordo com instituições de ensino e poder público em caso de atividades em parceria, explicando com detalhes a atividade e definindo local e o horário de realização;

  • Conhecer as particularidades dos locais onde as atividades externas serão realizadas;

  • Planejar e preparar as atividades que serão realizadas;

  • Reunir os membros da UEL que irão realizar as atividades práticas, treinando-os para as respectivas tarefas;

  • Reunir todo o material necessário e programação das atividades públicas e do Seja Escoteiro;

  • Realizar contatos com a mídia local para conseguir cobertura de imprensa para o dia da atividade;

Responsabilidades da Região Escoteira

  • Disponibilizar as informações, em boletins, redes sociais e no site regional que ajudem as Unidades Escoteiras Locais a planejar e realizar a atividade;

  • Prestar apoio e orientação para viabilizar a realização da Campanha do Agasalho , especialmente por intermédio dos Distritos e da Rede de Comunicação;

  • Divulgar a Campanha do Agasalho na grande mídia regional;

  • Oficializar as parcerias dos Escoteiros do Brasil junto com órgãos públicos no Rio Grande do Sul;

Modelo de Ofício

Confira um modelo de ofício que pode ser utilizado pela Unidade Escoteira Local para realização de atividades em parceria e apresentação da Campanha do Agasalho a outras organizações públicas e privadas. O ofício também está disponível para download em bit.ly/aqueceescoteirooficio

Relacionamento com a Imprensa

Após a definição de um porta voz da sua UEL, preferencialmente um jovem acompanhado de um adulto, o Grupo deverá fazer o contato com a imprensa local para divulgação das suas atividades e da Campanha do Agasalho. Confira um “passo-a-passo” com orientações para facilitar o trabalho da sua UEL na divulgação desta atividade e, com isso, valorizar o trabalho e ampliar a visibilidade do seu Grupo Escoteiro. 

 

Lembre-se, você e os membros do seu grupo são porta-vozes do Movimento Escoteiro, independentemente da situação, a imagem associada a vocês é a dos Escoteiros do Brasil. Assim, desejamos que o trabalho esteja acompanhado da responsabilidade que este exige, e que seja de grande êxito. 

  • O Grupo deverá determinar uma pessoa para ficar responsável pela distribuição local do material de divulgação à imprensa;

  • Essa pessoa deverá conhecer os objetivos da Campanha do Agasalho;

  • De posse do Release modelo, completar com as informações locais e deixar o material pronto para ser distribuído aos veículos de comunicação, uma semana antes do Aquece Escoteiro;

  • Levantar nome, telefone e e-mail dos principais veículos de comunicação do município e da sua região 

  • de abrangência, fazendo um cadastro para repassar o Release:

  • Enviar o material e fazer follow para motivar a cobertura jornalística, ou seja, após enviar o material,  contatar por telefones principais jornalistas para estimulá-los a cobrir o evento e divulgar o material;

  • Estar à disposição para fornecer outras informações sobre o escotismo, que por ventura for necessidade 

  • dos veículos de comunicação;

  • Providenciar registro fotográfico do evento;

  • Arquivar publicações de jornais, sites e outros veículos que noticiaram ou cobriram o evento. Em caso 

  • de divulgação em Rádio, obter o horário, dia e programa que foi divulgado. Manter arquivo do assunto.

Modelo de Release

Confira um modelo de release que pode ser utilizado pela Unidade Escoteira Local para divulgação da Campanha do Agasalho para a imprensa. O release também está disponível para download em bit.ly/aqueceescoteirorelease Em caso de alguma necessidade referente à divulgação entre em contato no comunicacao@escoteiros.org.br.

Cartaz da Campanha do Agasalho para download.

Boletim para download.