Jovens são chamados a debater sobre problemas sociais



No próximo sábado, dia 9 de maio, a Equipe Regional de Envolvimento Comunitário irá realizar o evento onlline "Realidade em Cena". O encontro virtual tem como objetivo o debate sobre a nossa sociedade em tempos de pandemia. A atividade será realizada por meio de videoconferência das 14h às 16h.


Interessados em participar devem inscrever-se pelo formulário disponível em bit.ly/realidadeemcenaforms. A atividade também propõe indagar os jovens sobre como esses problemas sociais ainda são recorrentes, e como podemos ajudar a corrigi-los.


Nessa edição, pensando também na valorização do cinema nacional e da cultura nas nossas comunidades, os jovens são convidados a assistir ao Documentário "Ilha das Flores", de 1989. O filme conta a história da Ilha das Flores, um local na cidade de Porto Alegre destinado ao depósito de lixo.


O documentário apresenta a trajetória de um tomate, desde a colheita e o descarte por uma dona de casa, até a chegada ao lixão da ilha, onde crianças disputam alimentos que sequer servem como comida para os porcos. O curta debate temas diversos, como os moldes de produção e consumo (baseados no sistema capitalista que gera o consumo desenfreado), a desigualdade social, a pobreza e a fome. Assista abaixo (10 minutos).