top of page

Nota em apoio ao Grupo Escoteiro Georg Black 001RS - Região Escoteira do Rio Grande do Sul

Porto Alegre, RS, 25 Novembro de 2020.


Minhas Irmãs e Meus Irmãos Escoteiros;


A história da humanidade foi construída em contínuas batalhas para o crescimento. Desde a mais remota época até os dias atuais, os homens têm marcado sua existência pela busca contínua de crescimento e desenvolvimento das condições pessoais e sociais.


O Movimento Escoteiro igualmente representa essas características de uma humanidade progressista, fraterna e libertadora. Desde sua fundação buscou a construção de uma cidadania ativa, cidadãos úteis, participantes e responsáveis em suas comunidades de atuação.

O Rio Grande do Sul possui um dos maiores orgulhos que o Movimento Escoteiro Mundial possa ter, a presença de um Grupo Escoteiro com mais de um Século de existência contínua, formando cidadãos e engrandecendo não somente o escotismo gaúcho, mas toda a sociedade que o constituiu, constitui e com ele interage.


A iniciativa do Sr. Alfred Schütt ao criar a “Deutscher Turnverein” somente evoluiu, criando uma série de atividades para seus associados e marcando na sociedade porto alegrense, e gaúcha, a pujança de uma agremiação dedicada à prática cultural e esportiva.


No ano de 1913, mais precisamente em 13 de outubro, por iniciativa do professor Georg Black, instrutor da então denominada “Turnerbund” von Porto Alegre (atual Sociedade de Ginástica Porto Alegre - SOGIPA) foi criado o Grupo Escoteiro cuja denominação inicial era Pfadfinderkorps zu Porto Alegre, alterando seu nome para Grupo Escoteiro Georg Black no ano de 1963, em homenagem ao seu fundador.


A história do Escotismo gaúcho, do Grupo Escoteiro Georg Black e da SOGIPA se confundem no tempo, interligadas por uma relação que transpassa aos limites da compreensão lógica, construída através de uma existência de mais de 107 anos, que contemplou 5 ou mais gerações inteiras de sogipanos e escoteiros.


O Grupo Escoteiro Georg Black é o mais antigo do Brasil e um dos mais antigos do Mundo, através de suas atividades e participação constante em eventos nacionais e internacionais engrandeceu e levou às mais distantes terras o bom nome da SOGIPA e do escotismo gaúcho, com certeza absoluta atingindo os ideais, sem nunca ter interrompido suas atividades, mesmo nos períodos mais conturbados da história e enfrentamentos da comunidade alemã no Brasil.


Durante as gestões dos Srs. Gerhard Theisen e Basílides Flesh foi construída a atual sede do 001/RS, possibilitando o desenvolvimento e projeção ainda maior ao Grupo Georg Black e à SOGIPA, que brilha Mundialmente através do seu Departamento de escotismo e pelas outras atividades que estimula desde sua fundação.


Entretanto a história tem seus momentos de crise, que são enfrentados pelos fortes de espírito, capazes de unir forças e garantir que as conquistas e ideais dos fundadores não se percam pelo caminho.


Os esforços comuns, os objetivos em perseverar na busca do crescimento, a capacidade de enfrentamento e comunhão de esforços foram marcas indissociáveis da SOGIPA e do Grupo Escoteiro Georg Black ao longo dos anos. Atravessaram duas Grandes Guerras mundiais, enfrentaram com fidalguia a perseguição aos imigrantes alemães que desde a fundação enalteciam Porto Alegre e o Rio Grande do Sul.


Em momentos delicados, em que novos meios devem ser refletidos para enfrentar os dissabores, conclamamos esforços conjuntos para que o Grupo Escoteiro Georg Black, 001/RS e, em atividade continua o 001 do Brasil, não seja desprovido de sua sede. Sede esta que marcou grandes momentos do escotismo nacional, que foi visitada por grandes personalidades, que formou inúmeros e proeminentes cidadãos que com honra e dignidade serviram à SOGIPA ao GE Georg Black, à Porto Alegre, ao Rio Grande do Sul e ao Brasil, que tem importante e destacadíssimo relevo no Escotismo Mundial, marca atingida por raríssimas associações durante os séculos.


É uma história com mais de 107 anos, transpassa dois séculos, vê o limiar do século XX, ingressa no século XXI e prepara projetos para marcar sua presença no século XXII.


Nos aliamos aos esforços e reconhecimento que merece o Grupo Escoteiro Georg Black, 001/RS, que desde 13 de outubro de 1913 vem demonstrando que, alicerçados nos Propósitos e Fins do movimento escoteiro, os objetivos propostos pelo Sr. Alfred Schütt em adesão aos princípios da cultura turner (prática de ginástica – atividades sadias e de desenvolvimento do corpo e da mente) são inseparáveis na sua atuação.

A manutenção da sede do 001/RS, o “Grupo Escoteiro da SOGIPA” é a perpetuação de uma história de conquistas, de honra, de fidalguia, de demonstração da qualidade e objetivos de ambas as associações, interligadas e gemelares pelo século de existência.


Senhores associados e Diretores da Sociedade de Ginástica Porto Alegre, minhas Irmãs e meus Irmãos, convidamos para que se unam aos esforços do Movimento Escoteiro e permitam que a história do escotismo mundial continue a ser perpetuada nos pátios dessa honorável sociedade.


Através do Grupo Escoteiro mais antigo do Brasil e um dos mais antigos em atividade ininterrupta do mundo, seja elevado e reconhecido ainda mais o nome da SOGIPA como uma sociedade formada por pessoas que possuem a tenacidade e capacidade de enfrentar os dissabores e continuar a galgar os degraus da formação preconizada por seus fundadores.


Sempre Alerta para Servir o Melhor Possível.


Mário Muraro

Diretor Presidente

1.290 visualizações0 comentário
bottom of page