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Porque trabalhar as questões de gênero e sexualidade no Movimento Escoteiro?

28.6.2018

"Convencidos da pluralidade da natureza humana, e interessados no ser humano como um todo, procuramos oferecer aos jovens o desenvolvimento equilibrado de todas as dimensões de sua personalidade, promovendo, criando e fornecendo oportunidade para o pleno desdobramento de toda a complexa variedade de expressões do ser humano."(Propósitos - Projeto Educativo do Movimento Escoteiro)

 

Na data de hoje, 28 de junho, do Orgulho LGBT, manifestamos nosso apoio e respeito às diferentes formas de ser! Infelizmente a discriminação e perseguição por conta de identidade de gênero e orientação sexual ainda são muito comuns na nossa sociedade. Já parou para pensar que podemos colaborar para que isso mude? Nos comprometendo em ser tolerantes e respeitando a diversidade, provocando a mudança de padrões sociais e comportamentos culturais. Só assim todos poderemos ser realmente livres. Pense nisso!

 

Trabalhar as questões de gênero e de sexualidade dentro do Movimento Escoteiro está previsto pelo Programa Educativo e definido pelo documento Política Nacional de Programa Educativo, lançado em 26 de fevereiro de 2018 pelos Escoteiros do Brasil: 

 

6. PRINCÍPIOS ESSENCIAIS DO PROGRAMA EDUCATIVO 

O Programa Educativo dos Escoteiros do Brasil, visando atender aos fundamentos do escotismo na prática escoteira, adota por princípios: 

[...] 

g) Para todos: deve atender as necessidades dos jovens de todos os segmentos da sociedade, devendo ter a flexibilidade necessária para que possa adaptar-se e assegurar oportunidades de aprendizagem significativa para todos: coeducação, jovens com deficiência, jovens vivendo em situações de risco, jovens de todas as comunidades, culturas, classes, identidades de gênero, orientações sexuais, etnias, religiões, áreas geográficas ou de qualquer outra natureza; 

 

8. CONTEÚDO DO PROGRAMA EDUCATIVO 

Para que o objetivo do Escotismo seja alcançado, os jovens devem ser preparados com as competências necessárias para vivência da cidadania ativa, agora e no futuro. Dessa forma o Programa Educativo deve considerar o desenvolvimento de competências relacionadas com os seguintes temas: 

[...]

Diversidade: capacidade de convívio de múltiplos aspectos que se diferenciam entre si, tais como: diversidade cultural, diversidade biológica, diversidade étnica, diversidades de gênero e de orientação sexual, linguística, religiosa, etc. 

 

COMO ESSAS QUESTÕES ESTÃO INSERIDAS NO PROGRAMA EDUCATIVO DOS RAMOS? 

 

1. RAMO LOBINHO 

Competência 1 (2ª fase): Interessa-se por conhecer as mudanças que acontecem no seu corpo com o crescimento e reconhece sinais que podem indicar alguma doença. 

Competência 13 (2ª fase): Convive bem com pessoas de ambos os sexos, de todas as raças e situações financeiras. Está sempre disposto(a) a ajudar os outros, procurando oportunidades para contribuir com quem necessita. 

Competência 16 (2ª fase): Recebe com interesse a informação sexual adequada às suas inquietações e assume com naturalidade as diferenças físicas entre os sexos e a igualdade de oportunidades devida a ambos. 

 

2. RAMO ESCOTEIRO 

Pista e Trilha 

65 a 67: Entendo que homens e mulheres são iguais em direitos e deveres. 

Rumo e Travessia 

1 a 3: Respeito meu corpo e o dos outros, entendo as mudanças que estão acontecendo, como me afetam e procuro superar as dificuldades físicas próprias de meu crescimento. 

73 e 74: Entendo que homem e mulher se complementam e devem conviver respeitosamente. 

 

3. RAMO SÊNIOR 

1 a 10: Cuido da minha saúde, evito hábitos que possam comprometê-la, e aceito a minha imagem corporal, compreendendo as diferenças físicas e psicológicas entre homens e mulheres. 

54: Assumo atitudes coerentes com meus valores, a respeito de temas relacionados com a sexualidade. 

 

4. RAMO PIONEIRO 

Competência 1: Assumir a parcela de responsabilidade que lhe cabe no desenvolvimento harmônico do seu corpo, conhecendo os processos biológicos que o regulam 

Competência 5: Expressar com coerência seus pensamentos e respeitar a diversidade de opiniões na busca de um entendimento mútuo. 

Competência 11: Manter um estado interior de liberdade, equilíbrio e maturidade emocional, praticando uma conduta assertiva para com os outros. 

Competência 14: Demonstrar maturidade em seus relacionamentos afetivos, aceitar a sua sexualidade e respeitar a dos outros. 

 

Um dos aprendizados ao conhecer mais sobre a Diversidade de Gênero e Sexual trata-se das diferenças entre Identidade de Gênero, Expressão de Gênero, Sexo, Orientação Sexual e Atração Romântica. Confira abaixo um infográfico resumido sobre cada uma destas diferenças. 

 

Interessado em saber mais sobre esse tema? Entre em contato com a Equipe Regional de Diversidades no email diversidades@escoteirosrs.org.br.

 

 

 

 

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