Em caso de necessidade utilize o

Fale Diversidades ou o Canal de Denúncias

dos Escoteiros do Brasil - Rio Grande do Sul

Escoteiros do Brasil - Rio Grande do Sul

Rua Castro Alves, 398 - Bairro Rio Branco

CEP 90430-130 - Porto Alegre - RS

(51) 3330-9784 - (51) 3332-3127

comunicacao@escoteirosrs.org.br

Segunda à sexta 8h15 às 18h

  • Facebook - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle

Formando Monitores Sênior, inscrições abertas!

18.3.2018

Nos dias 23 e 24 de junho de 2018, o Campo Escola Escoteiro estará recebendo o Formando Monitores 2018, que terá como tema “Brownsea - Resgatando as Origens”, uma atividade destinada aos jovens Monitores e Submonitores do Ramo Sênior da Região Escoteira do Rio Grande do Sul.

 

No dia 1º de agosto de 1907, BP levou 20 rapazes para a Ilha de Brownsea, no Canal da Mancha, para realizar o Primeiro Acampamento Escoteiro do mundo. Seu intuito era muito mais que apenas ocupar os jovens da época. Ele aplicou diversos ensinamentos sobre vida em equipe e ao ar livre, acampamentos, fogueiras, jogos, alimentação e boas ações. Ele havia pensado em tudo para que os jovens pudessem voltar para suas casas mais independentes e com novas habilidades, formando assim verdadeiros Líderes.

 

E é neste intuito, de formar lideranças, que surge o tema do evento, fruto de escolha dos jovens no Encontro de Presidentes de Corte de Honra ocorrido em 2016, e será em regime de Acampamento, onde são realizadas atividades relacionadas à liderança, habilidades escoteiras, vida em equipe, amizade, entre outras.

 

A participação no Formando Monitores: Brownsea - Resgatando as Origens é uma oportunidade única para o jovem, proporcionando o desenvolvimento do programa educativo, fundamentado no aprender fazendo, com espírito de equipe e encontro com a natureza, onde participarão de forma prática em diversos temas importantes para o desenvolvimento pessoal e da Patrulha.

 

Confira o Boletim 1 com todas as informações para download.

 

 

2. Programação

 

• Horário de início: Sábado, dia 23 de junho, às 07:00 hs

• Horário de término: Domingo, dia 24 de junho, às 16:00 hs

 

A programação detalhada do evento será divulgada no Boletim 2, porém destacamos alguns assuntos que serão abordados de forma prática:

- Jogo Democrático: Ciclo de Programa, Conselho de Patrulha, Assembleia de Tropa

- Cerimonias de Promessa, Passagem, Investidura de Lenço

- Atividades Especiais para Compromisso Sênior e Corte de Honra

- A cerimônia da Bandeira, postura e apresentação do Monitor e Patrulha

- Estruturas institucionais dos Escoteiros e as instancias de deliberação

- O Papel do Monitor e os encargos de Patrulha 

- Fogo de Conselho e Conversa ao Pé do Fogo

- Grande Jogo Noturno: estratégia e espírito de equipe

Teremos cinco Tropas Sêniores compostas cada uma com quatro patrulhas, totalizando 120 jovens inscritos. Os nomes das Tropas Sêniores para Formando Monitores foram escolhidas de fatos históricos relevantes para a o início do Movimento Escoteiro. As Tropas Sêniores serão as seguintes: Zulu, Boers, Macklaren, Mafeking e Impisa.

 

Solicitamos que estes nomes sejam pesquisados pelos jovens participantes do evento, pois haverá uma tarefa que depende deste conhecimento. Os nomes das patrulhas serão definidos conforme o POR (Tribos Indígenas ou Acidente Geográfico) na sexta-feira à noite com os presentes no local, que formarão as Tropas e os primeiros integrantes das Patrulhas.

 

3. Infraestrutura

3.1 Local: Campo Escola Escoteiro, Parque Saint Hilaire: Av.Senador Salgado Filho, 2785 – Viamão (RS) 

 

3.2 Alojamento: O evento será acampado e o Campo Escola estará aberto a partir das 18h até às 22h de sexta-feira. Cada participante deve levar seu próprio material para acampar, como barraca, toldo ou rede. Para a chefia haverá disponibilidade de alojamento. Solicitamos a todos que possam, estejam presentes já na sexta-feira para agilizar o credenciamento e formar a base das Tropas e Patrulhas.

 

3.3 Credenciamento: O credenciamento inicia às 18h até às 22h de sexta-feira e das 6h às 8h de sábado. Lembrando que os portões do Parque Saint’Hilaire fecham as 22hs, reabrindo novamente às 7h.

 

3.4 Alimentação: Participantes com alimentação especial deverão informar no ato da sua inscrição no Paxtu no prazo estabelecido para as inscrições. As alimentações inclusas na taxa do evento são: café da manhã, almoço e jantar de sábado, café da manhã e almoço do domingo. Cada participante deve levar seu próprio material (máquina de comer). Para quem vier na sexta-feira, favor providenciar sua refeição ou lanche frio.

 

3.5 Estacionamento: Haverá local para estacionamento de carros/vans/ônibus no local do evento. Informamos que os veículos ficam ao ar livre, dentro do Campo Escola Escoteiro. 

 

3.6 Transporte: Por conta dos participantes.

 

4. Participação

4.1 Jovens: As vagas para jovens no evento estão limitadas em 120 sendo permitida a inscrição àqueles que estiverem devidamente registrados no corrente ano, tenham idade entre 14 anos e 17 anos e 11 meses e atuantes no Ramo Sênior como Monitores e Submonitores. 

 

4.2 Escotistas: As vagas para adultos a partir de 18 anos completos que irão participar da atividade acompanhando patrulhas estão limitadas em 60 sendo permitida a inscrição àqueles que estiverem devidamente registrados no corrente ano e que tenham jovens inscritos no evento.

 

4.3 Equipe de Serviço: será composta pela coordenação e organização do evento, além dos chefes inscritos que estarão acompanhando os jovens e contará com 60 vagas organizadas conforme o boletim.

 

4.4 Autorização: A participação de membros juvenis em atividades escoteiras fora da sede está condicionada à autorização de seus pais ou responsáveis, em documento específico para a respectiva atividade, bem como a ficha médica. Ambos os documentos disponíveis no Paxtu deverão ser impressos e entregues no momento do credenciamento. Todos os jovens deverão participar da atividade acompanhados de no mínimo um escotista responsável ou designado para tal função e limitada a um escotista para cada dois jovens. A participação como escotista é permitida para aqueles que tenham idade igual ou superior a 21 anos na data de início da atividade. 

 

Observações: O evento é destinado a monitores e sub monitores do Ramo Sênior.

 

4.5 Inscrições Especiais: Casos pontuais deverão ser reportados a Coordenação do Evento pelo email ramosenior@escoteirosrs.org.br

 

5. Inscrição

5.1 Valor: O evento tem custo de R$ 70,00 e a distribuição de valores conforme especificado no boletim.

Observação: Camisetas não serão vendidas durante o evento. Serão confeccionadas apenas a quantidade solicitada no momento da inscrição.

 

5.2 Forma de Inscrição: A inscrição poderá ser realizada por lote via Paxtu Administrativo, ou pelo Meu Paxtu.

 

5.3 Data Limite: As inscrições e pagamento do evento deverão ser realizadas até o dia 14 de maio de 2018. 

5.4 Pagamento: O pagamento deverá ser feito pelo boleto gerado no ato da inscrição pelo Paxtu parcelado em até 2 (duas) vezes, com acréscimo de R$ 5,40 para o segundo boleto, ou em parcela única até 14/05/2018. Não ocorrendo o pagamento no prazo, a inscrição será cancelada.

 

5.5 Pagamentos Agendados: Inscrições efetuadas e com o pagamento agendado para após a data limite não serão aceitas no evento.

 

5.6 Ressarcimento de Inscrição: O inscrito que desejar cancelar a inscrição e solicitar reembolso do pagamento deverá solicitar a mesma pelo email financeiro@escoteirosrs.org.br em até quinze dias antes do evento. Após esse prazo não será feito reembolso da inscrição, apenas a transferência da mesma de acordo com os prazos estipulados pela organização do evento.

 

5.7 Substituição de Inscrição: O escotista responsável pela inscrição do jovem poderá substituir os jovens inscritos através do e-mail ramosenior@escoteirosrs.org.br até dez (10) dias antes do evento.

 

Os procedimentos não previstos serão decididos e analisados pela organização do evento. Caso deseje informações complementares entre em contato com o Escritório Regional pelo e-mail secretaria@escoteirosrs.org.br ou no telefone (51) 3330-9784, ou diretamente com a organização pelo email ramosenior@escoteirosrs.org.br ou nos telefones (51) 99194-9332 ou (51) 98427-7858.

 

Confira o Boletim 1 com todas as informações para download.

Assuntos:

Compartilhar
Compartilhar
Please reload

Please reload