Em caso de necessidade utilize o

Fale Diversidades ou o Canal de Denúncias

dos Escoteiros do Brasil - Rio Grande do Sul

Escoteiros do Brasil - Rio Grande do Sul

Rua Castro Alves, 398 - Bairro Rio Branco

CEP 90430-130 - Porto Alegre - RS

(51) 3330-9784 - (51) 3332-3127

comunicacao@escoteirosrs.org.br

Segunda à sexta 8h15 às 18h

  • Facebook - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle

Mutirão Regional Pioneiro aconteceu em Esteio

23.11.2017

Realizar diariamente ao menos uma boa ação. Essa é uma premissa básica dos escoteiros, que desde pequenos aprendem valores como honra, integridade, respeito e proteção da natureza. Neste final de semana muitos destes aprendizados estão sendo postos em prática durante o Mutirão Regional Pioneiro - Muticolorido, evento exclusivo para escoteiros com idade entre 18 e 21 anos incompletos. São quase 400 pessoas que, juntas, trabalham em prol da comunidade de Esteio e Sapucaia. Além de participantes de várias cidades do Rio Grande do Sul, vieram ainda escoteiros do Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo para apoiar as ações.


No sábado (18), foram desenvolvidas ações como elaboração de hortas comunitárias, pintura, construção de brinquedos com pneus velhos e atividades recreativas com crianças e idosos. "É muito legal poder organizar uma atividade como esta! Ajudar a organizar uma base é muito diferente do que só participar... é muito mais legal poder fazer as duas coisas" comentou o pioneiro Thomas Abreu Ramos (20 anos), do Grupo Escoteiro Anhanguera. As entidades beneficiadas em Esteio foram Asilo Betel, Irmã Ana - Associação Asilo Paz e Amor, Abrigo Municipal Construindo Novos Sonhos (AME), ONG Flamenguinho, Parque Municipal Galbani Guedes Dorneles, e em Sapucaia, o Canil Municipal e Sociedade Amigas das Crianças Creche Nossa Senhora Aparecida.

 

Parte dos participantes doou sangue no Hemocentro do Hospital de Clínicas (Porto Alegre). “É gratificante poder ver que tudo que tentamos fazer foi cumprido e saber que tu pode ajudar mesmo sem conhecer essas pessoas” relatou a pioneira e membro da equipe de organização Natália Staheler Peris (18 anos), do Grupo Escoteiro Anauê. 

 

Pré-mutirão, os organizadores realizaram uma campanha de arrecadação de brinquedos (Esteio Colorido) em parceria com o aplicativo de entrega de comida Delivery Much e seus 19 estabelecimentos cadastrados. Os participantes do evento também levaram doações trazidas de suas cidades, que somaram cerca de 1500 brinquedos distribuídos no Abrigo Municipal, Casa Lar e ONG Flamenguinho. “Crianças tem que brincar, tem que se divertir, tem que ser feliz e muitas vezes faltam recursos para que tudo isso funcione”, ressaltou a voluntária Lauren Terra.


Além das atividades de cunho comunitário, a programação do mutirão contou ainda com momentos de integração entre os presentes. Yoga, dança, arco e flecha, vôlei, futebol e bate-papos sobre temas ligados ao movimento escoteiro proporcionaram momentos de diversão e aprendizado para participantes e staffs. Representantes da Equipe Regional Pioneira, Equipe Regional de Diversidades, Rede de Jovens Líderes no Rio Grande do Sul e Mensageiros da Paz estiveram presentes para contribuir com o evento.

Realizado pelos Escoteiros do Brasil - região do Rio Grande do Sul, o Mutirão foi organizado por jovens dos Grupos Escoteiros Anauê (Esteio), Capitão Bressane (Esteio), Anhanguera (Sapucaia), Peregrino (Sapucaia) e Órion (São Leopoldo). A atividade contou ainda com o apoio da Prefeitura Municipal de Esteio, Prefeitura Municipal de Sapucaia, do agrônomo Sérgio Vieira e das empresas Delivery Much, Distribuidora de Frangos Valmás, Líder Pan, Pontos das Frutas e Rede Mafesa Tintas.

 

 

Mutirão na mídia

 

Felizmente um evento com importante impacto positivo na comunidade virou destaque em publicações da imprensa, tendo sido notícia na Rádio ABC 900 AM, Jornal VS (duas publicações web, mais impresso), ABC Domingo e portal O Sul.

Compartilhar
Compartilhar
Please reload

Please reload