Em caso de necessidade utilize o

Fale Diversidades ou o Canal de Denúncias

dos Escoteiros do Brasil - Rio Grande do Sul

Escoteiros do Brasil - Rio Grande do Sul

Rua Castro Alves, 398 - Bairro Rio Branco

CEP 90430-130 - Porto Alegre - RS

(51) 3330-9784 - (51) 3332-3127

comunicacao@escoteirosrs.org.br

Segunda à sexta 8h15 às 18h

  • Facebook - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle

Pesquisa sobre Campo Escola Escoteiro

3.6.2019

E se o Rio Grande do Sul tivesse mais um Campo Escola Escoteiro, como você acha que deveria ser? Esse questionamento faz parte do projeto de conclusão de curso de Arquitetura e Urbanismo da pioneira Cecília Sautter, de Santa Maria. Com o objetivo de coletar informações sobre a visão dos associados dos Escoteiros do Brasil - Rio Grande do Sul convidamos a todos a responderem a pesquisa online elaborada sobre esse tema. São apenas dez perguntas, bem fáceis e rápidas de responder, acesse bit.ly/pesquisacee

 

 

 

 

O projeto de pesquisa está previsto como requisito parcial da disciplina Trabalho Final de Graduação I, do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Franciscana, onde é elaborado um projeto de pesquisa técnico-científica sobre o tema proposto. Esta etapa busca um subsídio de informações necessárias para uma pesquisa científica e posteriormente projeto paisagístico e arquitetônico. 

 

O tema escolhido para o projeto foi a elaboração de um campo escola escoteiro. Esta área tem por finalidade acolher escoteiros de todo o estado do Rio Grande do Sul para eventos cívicos, democráticos e solenes, acampamentos e cursos de capacitação. O movimento escoteiro é uma organização apartidária e sem fins lucrativos que visa a educação extraescolar de jovens para se tornarem cidadãos responsáveis e ativos em suas comunidades (BRASIL,1946). 

 

O projeto de pesquisa será desenvolvido a partir da justificativa do tema, delineando os objetivos do projeto; definição da metodologia de pesquisa, que irá conduzir a próxima etapa; levantamento natural, topográfico e sociocultural da área de intervenção; levantamento de um referencial teórico, como estudos de caso de áreas similares e condicionantes legais e normativos para a concepção do projeto arquitetônico. 

 

O Campo Escola Escoteiro tem o objetivo de acolher diferentes tipos de atividades escoteiras, como grandes ou pequenos acampamentos, cursos de capacitação, seminários e oficinas técnicas. Este espaço deverá atender às necessidades de infraestrutura adequada a crianças, jovens e adultos de maneira segura. Esta deve contar com alojamentos, banheiros, vestiários, área de acampamento, cozinha, refeitório e salas multiuso. 

 

O estado do Rio Grande do Sul possui um Campo Escola Escoteiro (CEE), localizado em uma parcela do Parque Saint Hilaire em Viamão, na região metropolitana de Porto Alegre. Este possui toda a infraestrutura mínima para abrigar as atividades regionais propostas, porém tem suas limitações de capacidade de ocupantes e com  acessos distantes a recursos de comida e socorro. Além disso, a cidade de Viamão encontra-se distante das cidades da fronteira oeste e norte do Rio Grande do Sul. 

 

Alinhado com o planejamento estratégico mundial e nacional, o escritório regional está desenvolvendo a expansão do movimento escoteiro onde o crescimento deve ocorrer nas áreas da fronteira, centro e norte do estado. Estas regiões estão localizadas muito longe de Viamão, o que dificulta a realização de cursos de capacitação de adultos voluntários e, consequentemente, dificulta o crescimento institucional. 

 

A cidade de Santa Maria possui uma localização estratégica para abrigar esta estrutura, pois a cidade encontra-se no centro do estado, facilitando o deslocamento de diversos municípios e levando no máximo cinco horas de viagem, por via rodoviária, de qualquer ponto do Rio Grande do Sul, também conta com transporte aéreo e malha ferroviária. Em entrevista concedida pela diretora regional dos Escoteiros do Brasil Região do Rio Grande do Sul – gestão 2015/2018, Cristine Ritt, a instituição demonstra interesse em proporcionar aos associados do estado uma estrutura mais segura e acessível. 

 

Para saber mais sobre o projeto confira aqui.

Compartilhar
Compartilhar
Please reload

Please reload