Em caso de necessidade utilize o

Fale Diversidades ou o Canal de Denúncias

dos Escoteiros do Brasil - Rio Grande do Sul

Escoteiros do Brasil - Rio Grande do Sul

Rua Castro Alves, 398 - Bairro Rio Branco

CEP 90430-130 - Porto Alegre - RS

(51) 3330-9784 - (51) 3332-3127

comunicacao@escoteirosrs.org.br

Segunda à sexta 8h15 às 18h

  • Facebook - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle

Escoteiros e Governo do Estado realizam reunião para integração de projetos

Na manhã desta terça-feira, 29 de agosto, os Escoteiros do Brasil Região do Rio Grande do Sul estiveram em reunião na Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos do Governo do Rio Grande do Sul para a articulação de projetos de parceria institucional. A conversa tratou de ações em conjunto com o Departamento de Políticas para Juventude, Departamento de Políticas sobre Drogas e o Escritório de Projetos que visam potencializar ações e somar esforços em prol da juventude em Porto Alegre e Região Metropolitana. A iniciativa da reunião partiu da Rede de Jovens Líderes ao tratar sobre a atuação dos jovens líderes gaúchos junto ao poder público.

 

Os escoteiros apresentaram o trabalho desenvolvido pela Região do Rio Grande do Sul e como este trabalho pode contribuir em ações a serem desenvolvidas nos seis Centros de Juventude mantidos pela Secretaria. Os Centros são espaços de desenvolvimento de atividades esportivas, culturais, de lazer, formação profissional e vivência comunitária. Eles estão localizados em Alvorada, Viamão e Porto Alegre, nas regiões do Cruzeiro do Sul, Restinga, Rubem Berta e Lomba do Pinheiro. Cada um dos Centros atende em média 600 jovens, de 15 a 24 anos, na realização de atividades de ressocialização, formação de lideranças, envolvimento comunitário e encaminhamento profissional. 

 

As iniciativas em conjunto visam a implantação de um projeto de políticas sobre drogas nos Centros de Juventude, além do desenvolvimento de oficinas e ações de capacitação de lideranças, empreendedorismo social e o apoio na realização dos Fóruns da Juventude nestas comunidades. Os Fóruns são espaços em que os jovens debatem sobre os problemas e soluções para as suas comunidades, além de se tornarem multiplicadores de mudanças nos ambientes em que vivem.
 
Segundo a Coordenadora do Departamento de Políticas para a Juventude, Caroline Pioneiro, “podemos aproveitar o trabalho de cultura de paz e fortalecimento de grupos que o Movimento Escoteiro tem para trazer uma nova perspectiva para os centros. Já nós, enquanto Estado, trazemos o conhecimento da realidade que já adquirimos nesses anos de atuação.”

 

Os próximos passos dessa parceria são a visita dos Escoteiros em um dos Centros da Juventude, o contato com os Grupos próximos de onde os Centros funcionam e o alinhamento de ações e projetos entre o Movimento Escoteiro, a Secretaria de Direitos Humanos e outros parceiros. Além disso, também foi citada a necessidade de bons projetos para serem cadastrados em Editais e Fundos de captação de recursos, como o Fundo de Projetos e Políticas Antidrogas e da Criança e do Adolescente, em nível estadual e nacional. 

 

Representaram os Escoteiros do Brasil - Rio Grande do Sul, o Coordenador do Núcleo Regional de Jovens Líderes, Eduardo Manique, o integrante da Equipe Regional dos Mensageiros da Paz, Felipe Bertoglio, e os integrantes da Equipe de Comunicação, Gabriel Rodrigues e Thabata Mariani.

 

 

 

Compartilhar
Compartilhar
Please reload

Please reload