top of page

A Região Escoteira do Rio Grande do Sul realizou no dia 3 de junho, em Porto Alegre, a primeira edição do Encontro Regional de Dirigentes de Unidades Escoteiras Locais. O evento foi sediado no Colégio Marista Ipanema, sede do Grupo Escoteiro Marechal Osório, no 8º Distrito, e teve como proposta reunir os dirigentes das Unidades Escoteiras Locais para disseminação de informações relacionadas a prática da gestão de um grupo escoteiro. Através de palestras, oficinas e atividades de grupo, o evento ofereceu uma vivência enriquecedora apresentando conteúdos e ferramentas de direta aplicação no cotidiano da gestão de um grupo escoteiro.

Segundo a Presidente da Região Escoteira, Cristine Ritt, "Essa iniciativa do Encontro Regional de Dirigentes é para levar aos Grupos Escoteiros assuntos de extrema relevância para a sua gestão. Para conseguirmos chegar nos 25 mil escoteiros no Rio Grande do Sul precisamos levar aos adultos uma capacitação cada vez melhor. São assuntos de impacto na vida dos Grupos. Não queremos crescer por crescer, queremos trabalhar um crescimento com qualidade que leve um escotismo cada vez melhor para os nossos jovens." 

 

Confira abaixo os vídeos do evento e os principais destaques das oficinas realizadas. Em cada uma delas está sendo disponibilizado o material apresentado pelos palestrantes para download e futura aplicação na sua Unidade Escoteira Local. Aqui você encontra a pasta completa com todas as apresentações.

Este álbum estará disponível em breve!

Proteção Infanto Juvenil

A Oficina tratou de estratégias e ações para oferecer, dentro de um ambiente seguro, as atividades do programa educativo oferecido pelo Movimento Escoteiro. Foram abordados, dentro do tema, as questões de identificação e prevenção de riscos, seleção de lideranças, e o trabalho de construção de condições seguras para execução de atividades.  

 

Download do material.

Relacionamento Institucional

Foram abordados temas como a atuação das Unidades Escoteiras Locais nos conselhos de governança, trabalhos e benefícios que o Grupo pode buscar em parceira com o Legislativo e Executivo, para que serve e como podemos nos beneficiar da Frente Parlamentar Escoteira e do Termo de Cooperação entre os Escoteiros RS e a Secretaria Estadual de Educação. 

 

Download do material.

Respondendo Editais

É através dos projetos que os Grupos Escoteiros se envolvem mais com a comunidade e conseguem se expor, mostrando aquilo que realmente são capazes. O primeiro passo para tornar isso possível é com que cada Grupo procure ser membro ativo do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente do seu município. Confira na pasta diversos editais abertos para que seu Grupo possa participar e captar recursos.

 

Download do material.

Planejamento Estratégico

O Planejamento Estratégico vem para dar um norte para os Grupos. De que adianta fazer parte de uma instituição, e essa instituição não saber para onde ir? A grande dica é estudar, vai ter que sair da zona de conforto, entender que não é só ler a literatura escoteira, mas também ler ferramentas externas com o intuito de proporcionar ao jovem um melhor desenvolvimento dentro do Movimento Escoteiro. Vai ter que ralar, mas isso é extremamente gratificante no futuro.

 

Download do material.

Comunicação Escoteira

As pessoas não sabem se comunicar. Nós temos que falar a linguagem a linguagem do público externo e criar pequenas ações que sirvam de ignição para atiçar curiosidade desse público e o faça procurar o escotismo na internet e encontre a Unidade Escoteira mais próxima. Se vocês procuram pizza pelo Google, porque não procurar um

Grupo Escoteiro também?

Download do material.

Facilitação de Projetos

A Oficina sobre métodos e técnicas para facilitação de projetos falou sobre boas práticas cada vez mais utilizadas no mundo, sempre com foco em um novo modelo mental, com mais empatia, geração de valor em equidade, colaboração, transparência, realismo e ética. Falamos sobre Design Thinking, Lean StartUp, Métodos Ágeis, Art Of Hosting, Dragon Dreaming e dicas para trabalhos em equipe.

 

Download do material.

Produção Equipe Regional de Comunicação

Gabriel Rodrigues, Rafael Marconatto

bottom of page