top of page

InícioFamília

Família

familia.png

Bem-vindo ao maior movimento de jovens do Mundo! Há mais de 100 anos o Movimento Escoteiro oferece a milhares de jovens um mundo de aventuras, desafios, atividades ao ar livre, novas amizades, viagens, diversão, vida em equipe, acampamentos, cidadania e a oportunidade de deixar a nossa vida, e a do próximo, um pouco melhor.  O seu interesse em ser escoteiro, de incentivar que seus amigos ou familiares façam parte, ou a vontade de ser voluntário em um dos nossos mais de 200 Grupos Escoteiros em todo o Rio Grande do Sul já fazem de você uma pessoa diferente por acreditar, junto com a gente,  que por meio da diversão, do voluntariado e da educação de crianças e jovens é possível construir um mundo melhor.

O Método Escoteiro

O Método Escoteiro é um sistema de progressão que tem a intenção de estimular as capacidades e interesses de cada jovem. Isso acontece através de desafios a serem superados, da vivência de aventuras, do incentivo a exploração, da realização de descobertas, da experimentação de coisas novas, de inventar e desenvolver a capacidade de achar soluções; mas sempre respeitando individualmente os limites de cada jovem. Esse sistema de progressão depende da combinação de oito elementos para acontecer. Saiba mais nos nossos documentos oficiais.

Seja voluntário

A partir dos 21 anos, qualquer pessoa pode atuar como voluntário em um grupo escoteiro, sem limite máximo de idade. Para isso, basta ter disponibilidade aos sábados (dia de funcionamento da maioria dos grupos), poder dedicar-se ao preparo das atividades (duas horas por semana, em média), adorar o contato com a natureza, com crianças, adolescentes e jovens e compartilhar de nossos Princípios e Valores.

O voluntário, seja escotista (que atua diretamente com os jovens) ou dirigente (que trabalha na administração do grupo escoteiro), é o elo entre a teoria e a prática. É ele quem incentiva e acompanha o desenvolvimento de cada jovem, quem prepara as atividades de forma que os escoteiros se sintam motivados e desafiados. O adulto é a ferramenta pela qual o Escotismo acontece, e que possibilita que o jovem seja o protagonista e o foco de nosso Movimento. 

Benefícios do escotismo

São bastante comuns os relatos de pais ou professores que percebem mudanças significativas no comportamento das crianças, adolescentes e jovens após ingressar no Movimento Escoteiro. Por meio das atividades que exigem concentração e esforço, de ações comunitárias e de um conjunto de valores que envolvem a lealdade, cortesia e educação, desenvolvemos a autonomia, a integração social, além do conceito de cidadania. Crianças e jovens inseguros ou tímidos acabam conquistando mais autoconfiança por meio desses estímulos emocionais e físicos.

Nossa intenção é proporcionar um ambiente de colaboração, onde se constroem amizades e valores levados por toda a vida. É por meio das atividades oferecidas que os jovens se desenvolvem, sendo incentivados a assumir liderança, a pensar e agir de maneira coletiva e sustentável, a se envolver com a comunidade, afim de tornarem-se independentes de forma responsável. Prezamos o respeito, incentivando uma cultura de paz para que, assim, possamos entregar pessoas melhores à comunidade.

Participação dos pais

Os pais ou responsáveis são sempre bem-vindos! Mais do que poder acompanhar a realização das atividades, os pais devem estar envolvidos no cotidiano escoteiro de seu filho. É importante estar por dentro de suas conquistas, de seus desafios, de como anda seu desenvolvimento.

Muitos pais atuam como pais de apoio. Uma opção para quem quer auxiliar somente em algumas ocasiões. As funções são simples e bastante diversas: dar uma mãozinha na cozinha, ajudar no transporte e logística para atividades externas, auxiliar em campanhas financeiras do grupo, entre outras.

 

Sem idade máxima para entrar no Movimento Escoteiro, muitos pais acabam se encantando por esse universo e se tornam voluntários registrados. Conheça mais e venha para esta grande fraternidade mundial.

Encontre o Grupo mais perto da sua casa!

O Movimento Escoteiro

O Escotismo é um movimento educacional de jovens e para jovens, sem vínculo a partidos políticos, voluntário, que conta com a colaboração de adultos e valoriza a participação de pessoas de todas as origens sociais, etnias e credos, de acordo com seu Propósito, seus Princípios e o Método Escoteiro, concebidos pelo Fundador Baden-Powell e adotados pela União dos Escoteiros do Brasil.

Escoteiros do Brasil 

Fundamentos do Escotismo

A União dos Escoteiros do Brasil foi fundada em 4 de novembro de 1924. É uma associação com atuação nacional, sem fins lucrativos, de caráter educacional, cultural, beneficente e filantrópico, que congrega todos que pratiquem o Escotismo no Brasil. A União dos Escoteiros do Brasil é a única organização brasileira reconhecida pela Organização Mundial do Movimento Escoteiro, sendo titular deste registro internacional desde a sua fundação. 

Nossa Missão Contribuir para a educação de crianças, adolescentes e jovens, mediante um sistema de valores, baseado na Promessa e Lei Escoteiras, para que participem na construção de um mundo melhor, no qual se desenvolvam plenamente e desempenhem um papel construtivo na sociedade. 

 

Nossa Visão Ser reconhecida como uma organização de educação não formal relevante, que por meio de seu projeto educativo acessível e inclusivo, inspire crianças, adolescentes e jovens a promoverem mudanças positivas na sociedade.

bottom of page