top of page

Início > Proteção Infantojuvenil

Proteção Infantojuvenil

52976915495_318ea8c13d_k_edited.jpg

“Somos um movimento mundial de jovens e para jovens, apoiado por adultos, comprometidos de forma livre e voluntária”. Esta é a primeira frase das nossas definições e convicções fundamentais, descritas no nosso Projeto Educativo. Para garantir a segurança dos principais protagonista deste grande movimento, os Escoteiros do Brasil criaram, já há alguns anos, o Programa de Proteção Infantojuvenil.

Desta forma, a instituição fornece instrumentos capazes de prevenir, proteger e coibir que situações de abuso ou violência contra crianças e jovens ocorram dentro do Movimento Escoteiro, colaborando com o estímulo de uma cultura de proteção também das famílias e comunidades impactadas pelo Escotismo.

Curso de Proteção Infantojuvenil

Curso de Bullying e Cyberbullying

Safe from Harm na página da OMME

Documentos e Literatura

Como cuidamos dos nossos jovens e adultos?

01

Curso obrigatório de Proteção Infantojuvenil

Para participar do Movimento Escoteiro, todo adulto voluntário precisa realizar obrigatoriamente um Curso de Proteção Infantojuvenil. Ao final da capacitação, o cursante realiza um teste para sua aprovação. Mesmo aqueles que ingressaram como jovens no Escotismo precisam concluir este curso ao completar 18 anos para permanecerem ativos no Movimento.

02

Verificação de antecedentes criminais

Um novo voluntário no Movimento Escoteiro deve apresentar sua ficha negativa de antecedentes criminais, para que a Instituição tenha conhecimento da vida pregressa daquela pessoa que está se candidatando a trabalhar com crianças e jovens. Tais medidas são realizadas com apenas um objetivo, resguardar nossas crianças e jovens de qualquer ameaça a sua integridade física e emocional.

03

Documentos e literatura de referência

Os Escoteiros do Brasil dispõem de diversas literaturas e documentos sobre a proteção infantojuvenil, que podem ser acessadas de forma gratuita, para orientar e balizar os comportamentos esperados dos adultos e jovens que fazem parte do Movimento Escoteiro. Você pode encontrar esse material na nossa Biblioteca Virtual ou aqui mesmo, nesta página!

04

Formação continuada

Nossas iniciativas de capacitação de adultos abordam com frequência o tópico da Proteção Infantojuvenil, buscando instruir, orientar, atualizar e incentivar os voluntários, através de palestras, conversas e debates.

05

Equipe Regional de Espaços Seguros

A Região do Rio Grande do Sul está implantando uma Equipe Regional de Espaços Seguros, subdividida em quatro áreas: Proteção Infantojuvenil, Segurança, Saúde e Saúde Mental. Esta equipe tem como objetivo promover os espaços seguros em eventos regionais, assessorar e orientar Unidades Escoteiras Locais, oferecer capacitações, eventos e materiais didáticos sobre o assunto, e muito mais.  

06

Ouvidoria

Contamos com um espaço de ouvidoria, atento às necessidades dos associados, incluindo uma Comissão de Ética e Disciplina que analisa todas as denuncias e irregularidades, encaminhando para os devidos procedimentos e fins de cada caso. 

Safe from harm – A Política Mundial

Em 2021, a Conferência Mundial do Escotismo votou para alterar a constituição da Organização Mundial do Movimento Escoteiro, tornando obrigatória a implementação de políticas e procedimentos por parte das Organizações Membros para garantir um ambiente seguro para crianças, jovens e adultos no Escotismo. A Conferência também reafirmou seu compromisso de fortalecer a implementação da Política Mundial de Proteção em todos os níveis do Escotismo.

Safe from Harm (A Salvo do Perigo): No contexto do Movimento Escoteiro, manter as crianças e adolescentes a salvo de todo o perigo engloba todas as áreas de trabalho e inclui uma gama completa de estratégias, sistemas e procedimentos que busquem promover o bem-estar, desenvolvimento e segurança de crianças, adolescentes e jovens como uma prioridade em todas as atividades.

Os pilares que compõem a estratégia são baseados nos princípios de Safe From Harm construídos pela Organização Mundial do Movimento Escoteiro (WOSM):

  • Universalidade;

  • Empoderamento de Jovens;

  • Desenvolvimento Holístico;

  • Integração Transversal;

  • Planejamento Estratégico;

  • Sistema Preventivo;

  • Participação Positiva;

  • Transparência;

  • Conformidade com a Lei;

  • Colaboração e

  • Trocas de Conhecimento e Constante Atualização.

Bullying e Cyberbullying

O Bullying é um problema complexo, que tem um enorme impacto sobre a nossa sociedade. Toda criança, adolescente e jovem tem o direito de ser respeitado e de desenvolver-se em um ambiente seguro. O Bullying é uma violação deste direito humano básico. Embora atualmente o bullying  seja um fenômeno reconhecido pela população brasileira em geral, a sua versão mais moderna, o cyberbullying, ganhou maior relevância a partir da disseminação dos smartphones, merecendo também a nossa atenção.

Os Escoteiros do Brasil abordam o assunto de diversas formas, seja com literaturas e capacitação de adultos, seja dentro do próprio programa educativo.

Curso EAD sobre Bullying e Cyberbullying

Acesse o Campo Escola Virtual!

Prevenção-ao-Bullying.png

Especialidade de Prevenção ao Bullying

Você sabia?

Foi sancionada lei que inclui bullying e cyberbullying no Código Penal

Literatura

Documentos e Literaturas

Política Nacional de Espaços Seguros

Política Nacional de Espaços Seguros

Sendo Humano - Bullying

Sendo Humano - Bullying

Bullying

Bullying

Iniciativas de Proteção InfantoJuvenil

Iniciativas de Proteção InfantoJuvenil

Bullying e Cyberbullying

Bullying e Cyberbullying

Proteção Criança e Adolescent - Pais

Proteção Criança e Adolescent - Pais

Declaração contra o Bullying

Declaração contra o Bullying

O que é o Bullying?

O que é o Bullying?

Proteção Criança e do Adolescente - Escotista

Proteção Criança e do Adolescente - Escotista

bottom of page