top of page

Início > Voluntário > Registro Escoteiro

Registro Escoteiro

78479849_2169415589827162_15084386380089

A prática do Escotismo no Brasil só é permitida aos registrados anualmente junto à União dos Escoteiros do Brasil. Não é permitida a participação em atividades de jovens e adultos que não tenham efetivado o Registro Institucional e o pagamento da sua Contribuição Anual. O Registro Escoteiro, além de ser um requisito obrigatório para participação nas atividades escoteiras, traz inúmeros benefícios aos associados tais como convênios, parcerias, seguro saúde, e a manutenção da infra-estrutura e do serviço profissional de apoio ao desenvolvimento do Movimento Escoteiro em todo o Brasil.

 

A partir de agora a validade do Registro Escoteiro passa a ser de 12 meses a contar do mês de realização. A taxa anual também se manterá única, sem variação de valores entre os meses.

 

As opções de parcelamento e renovação do registro anual continuam disponíveis e, para não ficar dúvida, preparamos algumas perguntas e respostas que podem ajudar na hora de efetuar o seu registro institucional.

1- Posso fazer meu registro individualmente, pelo Meu Paxtu? 

Como forma de incentivar e facilitar a renovação do registro por parte dos mais de 15 mil escoteiros em todo o Rio Grande do Sul, em 2020 foi criada a possibilidade do Registro Individual. A renovação do registro pode ser feita de forma online e com parcelamento em até três vezes, sem juros, mediante aprovação da Diretoria Local. Esta opção está disponível apenas para renovação de registros. 

2 - Como funciona o registro individual online?

Para efetuar a renovação de seu registro através da opção Registro Individual Online, o associado precisa acessar o Meu Paxtu, na aba Meu Perfil, Meus Dados, clicar em "Quero Efetuar meu Registro Online Individual" e escolher a forma de pagamento. Montamos um tutorial de como executar essa ação, veja aqui.

Para que seja possível efetuar a renovação, o dirigente do seu Grupo Escoteiro precisa liberar no Paxtu Administrativo, (dirigente, veja aqui um passo a passo de como liberar os membros de seu grupo para efetuarem o registro individual online). Caso o dirigente não faça a liberação, em 7 dias você terá seu acesso autorizado e poderá renovar o registro.

3 - Como faço para ter o primeiro acesso ao Meu Paxtu?

Acesse o PAXTU  na parte superior direita do site, após selecione MEU PAXTU. Seu usuário sempre será seu número de registro sem o último dígito e sua senha inicial será sua data de nascimento com os 8 dígitos (ddmmaaaa).

4 - Qual o valor do registro?

O valor da taxa anual é composto pela taxa nacional + taxa regional, e agora é único, com validade de 12 meses. Ou seja, se você se registrou em maio de 2023, ele valerá até o último dia de maio de 2024 e assim sucessivamente. Confira a tabela com os valores de renovação e inclusão para 2024. Para fazer download clique aqui.

5- Posso fazer o parcelamento no registro de lote ou somente no individual?

Pode, a opção de parcelamento, tanto para boleto quanto para cartão de crédito, é válida para as duas possibilidades de realizar a sua renovação, por lote através do Paxtu Administrativo ou individual pelo Meu Paxtu. Veja o passo a passo que criamos.

6 -Como ficou o registro para novos membros (inclusões) do Grupo Escoteiro?

O registro para novos membros (inclusões) continua sendo realizado dentro do fluxo atual, pelo dirigente da Unidade Escoteira Local, através do Paxtu Administrativo. O registro individual online é somente para quem já tem esse acesso ao Meu Paxtu, ou seja para renovações.

7 -O que é e como funciona o Registro Provisório?

O registro provisório é uma alternativa legal, que possibilita que novos integrantes possam conhecer e praticar atividades escoteiras durante um período máximo de 30 dias corridos. Por sua excepcionalidade, ele é destinado para as atividades promovidas pelo nível Local. Entretanto, as regiões escoteiras e o nível nacional, podem planejar atividades específicas de divulgação e expansão do escotismo e utilizar o registro provisório como um dos pré-requisitos de inscrição. O valor dessa categoria está disposto na tabela de Valores para Registro vigente, e se refere às despesas operacionais para sua efetivação e do Seguro Escoteiro para o período de sua vigência.

8 -O boleto do meu registro venceu. O que faço?

Se o seu boleto venceu, você ainda pode pagá-lo no prazo de 30 dias após o vencimento

Infelizmente, não é possível disponibilizar um novo boleto, no caso de pagamentos em apenas uma parcela. É necessário solicitar o cancelamento do lote. 

Verifique o número da capa do lote do seu registro. Para isso, acesse o Paxtu Administrativo e selecione Registro Escoteiro e depois Resumo de Registros. Localize o lote na lista disponível e veja o código. Esse é o número da capa de lote. Envie e-mail para secretaria.rs@escoteiros.org.br, solicitando o cancelamento do lote. O Escritório Regional fará o encaminhamento para o Escritório Nacional e entrará em contato quando estiver efetivado. Faça um novo lote de registros. 

No caso de vencimento de boleto de segunda parcela, envie um e-mail para secretaria.rs@escoteiros.org.br, informando o número da capa do lote e a UEL, solicitando atualização do boleto. 

9 -Como faço para ter o desconto familiar no registro escoteiro?

Com o intuito de motivar a prática do Escotismo pela família, será concedido um desconto de 35% (trinta e cinco por cento) no valor da contribuição associativa anual para os associados da mesma família, a partir do terceiro associado registrado, na mesma UEL. Por mesma família, entende-se aqueles associados com parentesco em primeiro grau (pai, mãe, cônjuges e filhos) ou dependentes legais.

O desconto é concedido automaticamente, desde que esteja devidamente cadastrado o grupo familiar na aba responsáveis dos Dados dos Associados

10 -Como faço para ter o desconto familiar no registro escoteiro?

Com o intuito de motivar a prática do Escotismo pela família, será concedido um desconto de 35% (trinta e cinco por cento) no valor da contribuição associativa anual para os associados da mesma família, a partir do terceiro associado registrado, na mesma UEL. Por mesma família, entende-se aqueles associados com parentesco em primeiro grau (pai, mãe, cônjuges e filhos) ou dependentes legais.

O desconto é concedido automaticamente, desde que esteja devidamente cadastrado o grupo familiar na aba responsáveis dos Dados dos Associados

11 - Quero transferir meu registro para outra Unidade Escoteira Local?

Para transferir o registro para outra Unidade Escoteira Local, é necessário que a UEL antiga realize a desativação do associado. 

Para isso, no Paxtu Administrativo da UEL antiga, acesse os Dados do Associado, e deixe a opção ESTE ASSOCIADO ESTÁ ATIVO NA U.E.L. desmarcada, para a pessoa que solicitou a transferência.

 A nova UEL deve acessar a área de Registro Escoteiro, selecionar Registro Escoteiro, clicar em Novo Lote e em Transferência. Digite o número de registro do associado e siga o passo a passo. 

Clique AQUI  para verificar o nosso módulo sobre o assunto. 

bottom of page