top of page

Início > Movimento Escoteiro

Movimento Escoteiro

header inter.jpg

O Movimento Escoteiro foi fundado em 1907, na Inglaterra, por Robert Baden-Powell, condecorado militar britânico e autor do livro Escotismo para Rapazes. O livro é considerado o pontapé inicial ao surgimento do Movimento Escoteiro e por décadas influenciou grupos de adolescentes por todo o planeta a formarem as primeiras Tropas Escoteiras. Inspirado por valores como cidadania, honra, civismo e altruísmo, Baden-Powell escolheu o Cavaleiro São Jorge como padroeiro dos escoteiros. Motivo este que leva à data de 23 de abril como a escolhida para a comemoração do Dia do Escoteiro, dia de São Jorge.

 

O que iniciou como uma proposta de atividades ao ar livre para grupos de jovens na Inglaterra do início do século vinte, hoje segue em constante atualização no mundo em que vivemos, com foco principal no protagonismo e no envolvimento juvenil. Através de um programa educativo baseado na Lei e na Promessa Escoteira, o escotismo foi, e ainda é, um dos maiores movimentos de educação não formal para jovens do mundo.

 

O escotismo pode ser considerado como um grande jogo ao ar livre, onde os jovens dividem-se em pequenos grupos, as patrulhas ou matilhas, e realizam diversas atividades que lhes dão a oportunidade de desenvolver habilidades e conhecimentos. São acampamentos, jornadas, trilhas, aventuras e desafios em grupo que a cada dia os tornam mais empoderados e cientes das suas responsabilidades, tornando-os cidadãos ativos dentro e fora do escotismo.

 

No Brasil pretende-se alcançar 150 mil escoteiros até 2025, tornando o escotismo o mais relevante movimento de educação juvenil no país, inspirando mudanças positivas através dos jovens em suas comunidades e no mundo.

bottom of page