Em caso de necessidade utilize o

Fale Diversidades ou o Canal de Denúncias

dos Escoteiros do Brasil - Rio Grande do Sul

Escoteiros do Brasil - Rio Grande do Sul

Rua Castro Alves, 398 - Bairro Rio Branco

CEP 90430-130 - Porto Alegre - RS

(51) 3330-9784 - (51) 3332-3127

comunicacao@escoteirosrs.org.br

Segunda à sexta 8h15 às 18h

  • Facebook - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle

A Região Escoteira do Rio Grande do Sul realizou no dia 5 de agosto, em Porto Alegre, a segunda edição do Encontro Regional de Dirigentes de Unidades Escoteiras Locais. O evento foi sediado no Colégio Dom Bosco, sede do Grupo Escoteiro Dom Bosco, no 2º Distrito, e teve como proposta reunir os dirigentes das Unidades Escoteiras Locais para disseminação de informações relacionadas a prática da gestão de um grupo escoteiro. Através de palestras, oficinas e atividades de grupo, o evento ofereceu uma vivência enriquecedora apresentando conteúdos e ferramentas de direta aplicação no cotidiano da gestão de um grupo escoteiro. Confira abaixo os depoimentos de alguns participantes sobre cada uma das oficinas realizadas. Em cada uma delas está sendo disponibilizado o material apresentado pelos palestrantes para download e futura aplicação na sua Unidade Escoteira Local. Aqui você encontra a pasta completa com todas as apresentações.

Gestão Colaborativa

A Gestão colaborativo é um meio de resolução de conflitos dentro dos Grupos Escoteiros, porém, mais do que isso, é um meio abrangente de participação. Por meio da oficina de Gestão Colaborativa os participantes aprenderam sobre a importância do trabalho em equipe e do compartilhamento de informações para o bom funcionamento das atividades.

 

Download do material.

Processos Disciplinares

A aplicação das normas disciplinares dos Escoteiros do Brasil nas Unidades Escoteiras Locais foi o tema desta oficina que possibilitou aos dirigentes conhecer as normas disciplinares  e sua aplicação pelas Unidades Locais quando necessário.

 

Download do material.

Entidades Mantenedoras

A relação entre as Unidades Escoteiras Locais e Mantenedoras são sempre um assunto de extrema relevância no que refere-se à área de Desenvolvimento Institucional. Nesta oficina foi apresentado aos participantes as oportunidades de parcerias confiáveis e crescimento através da abordagem de alguns bem sucedidos exemplos existentes na nossa Região Escoteira.

 

Download do material.

Tendências do Escotismo

"O escotismo e as tendências da sociedade" apresentou aos voluntários as visões mundiais da sociedade atual e seu relacionamento com o Movimento Escoteiro. Esse é um tema trazido do 2º Encontro Mundial de Educação Escoteira e que começa a ser debatido e apresentado no nível nacional, regional e local do escotismo.

 

Download do material.

Gestão Financeira

 

Para uma boa gestão financeira da Unidade Escoteira

Local é necessário dispor de controle e informações claras, organizadas da origem até a aplicação dos recursos financeiros, algo possível através do módulo Financeiro do PAXTU que foi o tema desta Oficina. 

 

Download do material.