15º ERESCOT - Encontro do Ramo Escoteiro: 30 e 31 de agosto de 2025.
- Jiullie Lariny Munieweg
- 1 de set.
- 2 min de leitura
O município de Santa Maria/RS recebeu, nos dias 30 e 31 de agosto de 2025, o 15º Encontro do Ramo Escoteiro – ERESCOT, uma atividade promovida pela Equipe Regional de Programa do Ramo Escoteiro da Região do Rio Grande do Sul. O evento foi sediado na Sociedade Concórdia Caça e Pesca (SOCEPE) e reuniu jovens e adultos de diferentes grupos escoteiros para dois dias de capacitação, integração e troca de experiências.
O ERESCOT teve como objetivo fortalecer a formação de lideranças dentro do Ramo Escoteiro, capacitando monitores, submonitores e voluntários para atuarem de forma ainda mais eficaz em seus grupos. Foram disponibilizadas 120 vagas para jovens de 10 a 14 anos e 80 vagas para escotistas, além de oportunidades para adultos atuarem na Equipe de Serviço em áreas como saúde, saúde mental e organização de atividades.
Temas e Competências
Durante a programação, os participantes tiveram acesso a trilhas de desenvolvimento pessoal, atividades práticas e reflexões voltadas ao fortalecimento de valores, trabalho em equipe e crescimento individual. Entre os temas trabalhados, estiveram:
Coleções escoteiras
Espiritualidade
Formação de adultos
Corte de Honra
Liderança juvenil
Papel do adulto no escotismo
Desenvolvimento de competências
Relações interpessoais
Sistema de patrulha
Diversidades
Atualização do Programa Educativo
Espaços seguros
Ciclo de programa
As competências desenvolvidas com os jovens incluíram desde o cuidado com o corpo e saúde, participação em decisões coletivas, respeito às diversidades, até o conhecimento dos símbolos da fraternidade escoteira mundial. Já os adultos tiveram foco em gestão de mudanças, relações interpessoais, condução de cerimônias, domínio do programa educativo, especialidades e insígnias.
Estrutura e Participação
O encontro teve início às 09h do sábado (30/08) e se encerrou às 15h do domingo (31/08), contando com uma estrutura preparada para atividades formativas e vivenciais. Cada participante levou seu material pessoal de acampamento, utensílios e equipamentos básicos, reforçando a autonomia e o espírito escoteiro.
De acordo com a organização, o ERESCOT foi mais do que uma capacitação:
“Foi um espaço para inspirar jovens e adultos, fortalecer a vivência do Sistema de Patrulhas e preparar lideranças que impactam diretamente a qualidade das atividades escoteiras em todo o Estado”, destacou a Equipe Regional de Programa do Ramo Escoteiro/RS.
Com uma programação intensa e alinhada ao desenvolvimento de competências essenciais para o Movimento Escoteiro, o 15º ERESCOT se consolidou como um marco na formação de lideranças no Rio Grande do Sul. Mais do que aprender novas técnicas, o encontro proporcionou a criação de laços, o compartilhamento de experiências e o fortalecimento do ideal de deixar o mundo melhor do que encontramos. ⚜️
Fotos:Cecília Sautter; Pedro Schultz; Davi Flores Goulart.























Comentários