top of page

1º Encontro Sul e Sudeste de Escotistas e Dirigentes


A Região Escoteira do Rio Grande do Sul participou nos dias 20 e 21 de janeiro do 1º Encontro Sul e Sudeste de Escotistas e Dirigentes (Essed). O evento foi realizado no Centro Escoteiro Jaraguá, em São Paulo, e contou com a participação de diretores, coordenadores e profissionais escoteiros de Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

A programação foi montada de forma colaborativa entre as regiões e focada no compartilhamento de ideias e experiências inspiradoras em prol do Movimento Escoteiro. No sábado, os paulistas apresentaram projetos de Educomunicação, Escoteiros no Shopping e Crescimento e Expansão. Catarinenses falaram sobre a realização de grandes eventos e também sobre os processos administrativos e de gestão da região escoteira que renderam a eles o Prêmio Catarinense de Excelência (Fiesc) 2017.

Já o Rio de Janeiro explanou sobre parcerias para desenvolver os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e, no domingo, representantes do Rio Grande do Sul falaram sobre gestão da comunicação regional e sobre a estrutura da equipe regional de métodos educativos. Os cases foram permeados por informes da Diretoria Executiva Nacional (DEN), informes dos trabalhos da comissão estatuinte nacional, palestra sobre compliance e as seguintes conversas temáticas: serviço profissional, crescimento e expansão, governança participativa, equipes de formação, distritos escoteiros e captação de recursos.

19 visualizações0 comentário
bottom of page