top of page

Dia Mundial da Conscientização do Autismo


No Dia Mundial da Conscientização do Autismo trazemos a vocês uma ação do Grupo Escoteiro Farrapos Carijó de Ijuí. O Grupo elaborou um vídeo especial com dicas sobre como auxiliar uma pessoa com autismo. Confira algumas das dicas:

  • Seja o primeiro a convidar o outro jovem a brincar;

  • Encontre um ponto em comum, um jogo ou um esporte, por exemplo;

  • Seja paciente, cada um tem o seu tempo;

  • Informe-se, pergunte a família e professores sobre o que é o autismo;

  • Incentive os jovens a fazerem coisas novas;

  • Ajude as pessoas a entenderem o que é autismo;

  • Todos somos diferentes e precisamos de respeito, alguns só precisam de mais ajuda;

Saiba mais:

Você sabia que um estudo de 2018 nos EUA (Centers for Disease Control and Prevention), demonstrou que 1 em cada 59 pessoas está caracterizada como pertencente às características de desenvolvimento do espectro autista? O TEA é um transtorno do neurodesenvolvimento que apresenta um conjunto de sintomas, em um “continuum de gravidade”, específico em cada sujeito, diferenciando-se de acordo com as possibilidades e oportunidades de cada um. As pessoas com TEA apresentam como característica essencial o prejuízo persistente na comunicação social recíproca e na interação social, cada um de uma forma diferente. O que isso significa?

Significa que cada vez mais teremos a oportunidade de conhecer, reconhecer e conviver com um univrso de pessoas que possuem múltiplas formas de ser e aprender. Significa que antes de qualquer diagnóstico, estamos convivendo com crianças, adolescentes e adultos e que cada um tem possibilidades e diferentes formas de se desenvolver. Cada jovem ou adulto que apresenta esta característica de desenvolvimento, juntamente com seus familiares irão nos trazer múltiplas oportunidades de aprender. Acolher, conversar, conhecer, reconhecer e aprender com cada um deles é o nosso papel e desafio. E se aprender é um desafio para todos, todo desafio não é uma chance de aprender? Vamos aprender com todas as pessoas e fazer Escotismo para Todos? Afinal Baden Powell já dizia: “Deixe o mundo melhor do que você encontrou” e temos a certeza de que incluir a todos é uma boa forma de tornar o Mundo Melhor.

270 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page