top of page

Encontro de Capacitação de Formadores


Tem interesse em aprender mais e contribuir na Equipe Regional de Formação? Se você já tem o nível avançado de formação, na linha escotista ou dirigente, e recomendação do seu assessor pessoal de formação, te esperamos no Encontro Regional de Capacitação de Formadores.

Confira o Boletim 1 para download aqui. As inscrições vão até o dia 17 de março.

O Encontro Regional de Capacitação de Formadores atende às orientações da Política Nacional de Adultos no Movimento Escoteiro, configurando-se como uma estratégia de capacitação de responsabilidade regional, obrigatória, inicial para atuação dos adultos como formadores. Visa a oportunizar aos voluntários que tenham o perfil adequado a formação inicial específica para desenvolverem as competências necessárias para atuação nessa função. Inserindo-se no contexto das capacitações estratégicas, previstas pela Política Nacional de Adultos no Movimento Escoteiro, orienta-se pela gestão de competências e pela perspectiva andragógica. Propõe-se a apresentar ferramentas sobre as dinâmicas básicas da atuação como formador, tais como a aplicação de unidades didáticas e a conduta na tarefa. Esta edição irá acontecer nos dias 2 e 3 de maio, no Campo Escola Escoteiro.

A programação detalhada do Encontro Regional de Capacitação de Formadores do RS será divulgada no Boletim 2. É importante levar em conta, para o planejamento de viagem, que a programação inicia-se às 08h30min da manhã de sábado, 02 de maio e termina às 16h de domingo, 03 de maio de 2020.

No programa do Encontro Regional de Capacitação de Formadores deste ano estão previstos os seguintes programas:

• Gestão e Crescimento: Desenvolvimento do Escotismo no RS, impactos e encaminhamentos da Gestão Regional no que tange à área de Métodos Educativos/Gestão de Adultos (Formação);

•Política Nacional de Adultos no Movimento Escoteiro: Elementos e conteúdos do Sistema Nacional de Gestão de Adultos;

• Andragogia e rotas de aprendizagem na formação continuada;

• Orientações gerais sobre o Sistema Nacional de Gestão de Adultos e operação da Política Nacional deAdultos no Movimento Escoteiro: Iniciativas de formação; linhas e níveis de formação;

• Composição e aplicação de unidades didáticas (UDs);

• Metodologias de ensino para eventos de formação de adultos;

• Competências do formador: O cargo de formador (perfil, competências e conduta na tarefa);

• Formação do formador.

129 visualizações0 comentário
bottom of page