31º Fórum Nacional de Jovens Líderes 2026 - Relatório
- há 12 minutos
- 1 min de leitura
Entre os dias 18 e 21 de abril de 2026, representantes da Região Escoteira do Rio Grande do Sul participaram do 31º Congresso Escoteiro Nacional, da 32ª Assembleia Nacional Escoteira e do 31º Fórum Nacional de Jovens Líderes, importantes espaços de formação, governança e definição dos rumos do Movimento Escoteiro no Brasil. Os eventos reuniram lideranças de todo o país para debater temas estratégicos, fortalecer o protagonismo juvenil e promover a integração entre jovens, voluntários e dirigentes.
Um dos grandes destaques foi o 31º Fórum Nacional de Jovens Líderes, que marcou um momento histórico ao contar, pela primeira vez, com uma mesa diretora composta exclusivamente por mulheres, presidida pela jovem gaúcha Luana Bassanesi. A participação do Rio Grande do Sul também esteve presente em diferentes frentes do evento, com Maiara Donadello integrando a comissão de escrutínio, Lucas Bernardi na comissão de assuntos gerais e Pedro Jesus sendo eleito representante da Rede Nacional de Jovens Líderes no Conselho de Administração Nacional para o mandato 2026–2028.
Durante o Congresso Nacional Escoteiro, os participantes acompanharam palestras e atividades voltadas ao fortalecimento do Movimento Escoteiro, abordando temas como bem-estar do voluntariado, comunicação institucional, diversidade, inclusão, diálogo inter-religioso, progressão do Ramo Lobinho, captação de recursos e parcerias, além de debates sobre o Jamboree Mundial da Polônia 2027 e o INDABA de Dirigentes. Já a Assembleia Nacional Escoteira reuniu os delegados das Regiões Escoteiras para deliberar sobre decisões estratégicas que orientarão o futuro dos Escoteiros do Brasil.
Os principais destaques, deliberações e a participação da delegação gaúcha estão reunidos no relatório completo do evento. Clique aqui para acessar o documento na íntegra e conferir todos os detalhes.






Comentários