Atividades de Setembro do Ano Pioneiro


O Ano Pioneiro é um projeto idealizado pela Equipe Regional Pioneira do Rio Grande do Sul em celebração ao centenário mundial do Ramo Pioneiro. O principal objetivo é poder alcançar os clãs de todo Rio Grande do Sul através de atividades voltadas ao desenvolvimento pessoal, abordando temas pertinentes à progressão e a nossa sociedade como um todo. Esta iniciativa tem o intuito de servir como um norte para os clãs, principalmente os pequenos e do interior do estado, na organização de suas programações. As atividades foram pensadas para a aquisição de competências, união entre clãs, crescimento de clãs pequenos e visualização da importância do ramo pioneiro para o Movimento.

Confira o Boletim 8 com as Atividades de Setembro

Para fazer download completo do Boletim e das fichas de atividade clique aqui.

Setembro - Inclusão e Acessibilidade

Para o mês de setembro escolhemos o tema “Inclusão e acessibilidade”, pois devemos levantar o debate acerca das pessoas com deficiência em nossa sociedade e também criar uma sensibilidade entre os pioneiros sobre o tema, na tentativa de aumentar o respeito e a empatia.

Nossas atividades neste período foram idealizadas nas MUTRIAc (Mutirão Regional de Inclusão e Acessibilidade). Assim, temos a garantia de um conhecimento técnico na criação das dinâmicas apresentadas, como foi visto também em meses anteriores do projeto “Ano Pioneiro”.

O Movimento Escoteiro, tão nobre em seus fundamentos de igualdade entre todos, respeito e princípios de responsabilidade e caráter, não poderia ficar de fora desta área da diversidade humana. As atividades propostas auxiliam no crescimento dos pioneiros no que tange o respeito às pessoas como um todo, trabalhando para desenvolver mudanças significativas nos seus clãs e nos grupos escoteiros, através de muita reflexão e de conversas sobre o tema Inclusão e Acessibilidade.

Qualquer dúvida, curiosidade, proposta de um trabalho mais intenso sobre o tema ou vontade de trabalhar no assunto em um nível regional, entrem em contato com a Equipe Regional de Inclusão e Acessibilidade (ERIAc) através do email: escotismo.inclusivo@escoteirosrs.org.br.

Fichas de Atividades

As atividades escolhidas são sugestões e podem ser alteradas conforme a realidade de cada clã. Para participar é preciso participar de, no mínimo, uma atividade com foco no tema mensal e enviar a comprovação por e-mail (saiba mais no boletim inicial).

Tô de Olho (participantes: mínimo 2 pessoas) bit.ly/fichaanopio_set1

Inclusão Através da Arte (participantes: ilimitado) bit.ly/fichaanopio_set2

Roda de Conversa (participantes: min. 4 pessoas) bit.ly/fichaanopio_set3

Vamos Ver um Filme (participantes: ilimitado) bit.ly/fichaanopio_set4

Quero Conhecer o seu Trabalho (participantes: ilimitado) bit.ly/fichaanopio_set5

O relatório sobre as atividades realizadas será recebido até o dia 30 de setembro de 2018. Para a atividade ser válida são necessárias as seguintes informações:

- Nome do(dos) Grupo(s) Escoteiro(s)

- Nome do(dos) Clã(s)

- Nome de todos os participantes

- Data da realização da atividade

- Ficha de atividade escolhida

- Fotos e um breve texto de como foi realizada a atividade.

- Encaminhar um documento com todas as informações para erp@escoteirosrs.org.br

Mais informações:

Para dúvidas, ideias, sugestões e reclamações: erp@escoteirosrs.org.br

Sobre o funcionamento do projeto: Boletim Inicial - bit.ly/anopioneiroboletim1

#RamoPioneiro #InclusãoeAcessibilidade

91 visualizações
  • Branca Ícone do Flickr
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Twitter Ícone
  • Branco Facebook Ícone

Escoteiros do Brasil - Rio Grande do Sul

Rua Castro Alves, 398 - Bairro Independência

CEP 90430-130 - Porto Alegre - RS

(51) 3330-9784 - (51) 3332-3127

2020 | Escoteiros do Brasil - Rio Grande do Sul