top of page

Atividades de Maio do Ano Pioneiro


O Ano Pioneiro é um projeto idealizado pela Equipe Regional Pioneira do Rio Grande do Sul em celebração ao centenário mundial do Ramo Pioneiro. O principal objetivo é poder alcançar os clãs de todo Rio Grande do Sul através de atividades voltadas ao desenvolvimento pessoal, abordando temas pertinentes à progressão e a nossa sociedade como um todo. Esta iniciativa tem o intuito de servir como um norte para os clãs, principalmente os pequenos e do interior do estado, na organização de suas programações. As atividades foram pensadas para a aquisição de competências, união entre clãs, crescimento de clãs pequenos e visualização da importância do ramo pioneiro para o Movimento.

Para fazer download completo do Boletim e das fichas de atividade clique aqui.

Atividade de Maio

No mês de maio será trabalhado o tema da Sustentabilidade.

Muito mais do que plantar árvores e fazer atividades na natureza, sustentabilidade é saber bem usufruir do planeta em que vivemos e dos recursos que utilizamos dele, preservando-os para as próximas gerações. Por meio de mutirões de ações ecológicas e projetos ambientais o movimento escoteiro tem trabalhado constantemente para a preservação do meio ambiente. E no ano de 2017, no qual tivemos como tema anual os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU, o escotismo e a sociedade transformaram o seu conceito sobre o tema, passando a valorizar a política, economia, saúde, educação e necessidades sociais como prioridades, estabelecendo parcerias e meios de implementação em prol dos ODS. Por esse motivo no mês de maio desenvolvemos em parceria com a Equipe Regional de Sustentabilidade algumas fichas de atividade sobre o tema.

Fichas de Atividades

As atividades escolhidas são sugestões e podem ser alteradas conforme a realidade de cada clã. Para participar é preciso participar de, no mínimo, uma atividade com foco no tema mensal e enviar a comprovação por e-mail.

Árvores para o mundo - (Participantes: ilimitado) - bit.ly/fichaanopio_mai1

B-P Sustentável - (Participantes: ilimitado) - bit.ly/fichaanopio_mai2

Faça você mesmo a sua horta - (Participantes: ilimitado) - bit.ly/fichaanopio_mai3

Para onde vai o nosso plástico? - (Participantes: ilimitado) - bit.ly/fichaanopio_mai4

Pegada de Carbono - (Participantes: ilimitado) - bit.ly/fichaanopio_mai5

O boletim de maio, e as fichas de atividade correspondentes, foram desenvolvidas juntamente com a Equipe Regional de Sustentabilidade.

O relatório sobre as atividades realizadas no mês de março será recebido até o dia 31 de maio de 2018. Para a atividade ser válida são necessárias as seguintes informações:

- Nome do(dos) Grupo(s) Escoteiro(s)

- Nome do(dos) Clã(s)

- Nome de todos os participantes

- Data da realização da atividade

- Ficha de atividade escolhida

- Fotos e um breve texto de como foi realizada a atividade.

- Encaminhar um documento com todas as informações para erp@escoteirosrs.org.br

Mais informações:

Para dúvidas, ideias, sugestões e reclamações: erp@escoteirosrs.org.br

Sobre o funcionamento do projeto: Boletim Inicial - bit.ly/anopioneiroboletim1

244 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page