top of page

Atividades de Agosto do Ano Pioneiro


O Ano Pioneiro é um projeto idealizado pela Equipe Regional Pioneira do Rio Grande do Sul em celebração ao centenário mundial do Ramo Pioneiro. O principal objetivo é poder alcançar os clãs de todo Rio Grande do Sul através de atividades voltadas ao desenvolvimento pessoal, abordando temas pertinentes à progressão e a nossa sociedade como um todo. Esta iniciativa tem o intuito de servir como um norte para os clãs, principalmente os pequenos e do interior do estado, na organização de suas programações. As atividades foram pensadas para a aquisição de competências, união entre clãs, crescimento de clãs pequenos e visualização da importância do ramo pioneiro para o Movimento.

Para fazer download completo do Boletim e das fichas de atividade clique aqui.

No mês de junho será trabalhado o tema “Diversidades”.

A diversidade é uma das maiores riquezas do ser humano no planeta. Sua definição está ligada a conceitos de pluralidade, reunião do que contém vários e distintos aspectos, conjunto diverso. A existência de indivíduos diferentes em uma região, com suas diversas culturas, etnias e gerações, fazem com que o mundo se torne mais completo. Entretanto, essa convivência só se torna possível se as diferenças forem respeitadas.

O artigo 2º da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), aprovada na Assembleia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948, diz que não deve haver, em nenhum momento, discriminação por raça, cor, gênero, idioma, nacionalidade, opinião ou qualquer outro motivo. Porém, essa não é a realidade em qual vivemos. Como a diversidade é um conceito muito amplo, neste mês abordaremos os assuntos tratados também pela Equipe Regional de Diversidades: etnia, orientação sexual e gênero.

A Equipe Regional de Diversidades surgiu em novembro de 2016 com o escopo principal de promover práticas de conscientização e promoção da diversidade entre os associados da Região Escoteira do Rio Grande do Sul, com Projetos Regionais, conforme nossos Valores Institucionais do Planejamento Estratégico dos Escoteiros do Brasil. Está atrelado à Gestão na área de Métodos Educativos e é representado por uma Coordenação nomeada pela Diretoria Regional.

Fichas de Atividades

As atividades escolhidas são sugestões e podem ser alteradas conforme a realidade de cada clã. Para participar é preciso participar de, no mínimo, uma atividade com foco no tema mensal e enviar a comprovação por e-mail (saiba mais no boletim inicial).

Atividade - Dentro e fora do coração (Participantes: máximo 20 pessoas) - bit.ly/fichaanopio_ago1

Atividade - Dinâmica do Privilégio (Participantes: mínimo 10 pessoas) - bit.ly/fichaanopio_ago2

Atividade - Preconceito e Exclusão (Participantes: máximo 20 pessoas) - bit.ly/fichaanopio_ago3

Atividade - Questionário Heterossexual (Participantes: de 5 a 15 pessoas) - bit.ly/fichaanopio_ago4

Atividade - Taboo (Participantes: de 8 a 14 pessoas) - bit.ly/fichaanopio_ago5

Debate - Filme (Participantes: ilimitado) - bit.ly/fichaanopio_ago6

Ação Modo Diverso - Durante o mês de agosto, os clãs participantes da Ação Modo Diverso, promovida e criada pela Equipe Regional de Diversidades, podem utilizar essa atividade para o Ano Pioneiro.

O relatório sobre as atividades realizadas será recebido até o dia 31 de agosto de 2018. Para a atividade ser válida são necessárias as seguintes informações:

- Nome do(dos) Grupo(s) Escoteiro(s)

- Nome do(dos) Clã(s)

- Nome de todos os participantes

- Data da realização da atividade

- Ficha de atividade escolhida

- Fotos e um breve texto de como foi realizada a atividade.

- Encaminhar um documento com todas as informações para erp@escoteirosrs.org.br

Mais informações:

Para dúvidas, ideias, sugestões e reclamações: erp@escoteirosrs.org.br

Sobre o funcionamento do projeto: Boletim Inicial - bit.ly/anopioneiroboletim1

106 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page