top of page

Assembleia Regional é realizada em Cruz Alta


No último domingo, 15 de março, a cidade de Cruz Alta recebeu em torno de 100 escoteiros de todo o estado para a realização da Assembleia Regional Escoteira. O evento foi realizado no Auditório do Instituto Estadual de Educação Professor Annes Dias. A Assembleia é o maior órgão deliberativo da instituição a nível estadual que, dentre outras obrigações, elege os delegados do estado para a Assembleia Nacional e serve também para apresentação do trabalho realizado no ano anterior pela gestão regional. O evento contou com 85 delegados aptos a votar. As assembleias ocorrem anualmente, sempre em cidades diferentes.

No sábado, também ocorreu O Fórum Regional de Jovens Líderes. “A Rede é uma ferramenta, de estrutura horizontal, que preza pela participação e empoderamento juvenil dentro do movimento escoteiro, inserindo os jovens nos processos de tomada de decisão”, diz Gabriel Picinatto, Comunicador do Núcleo Regional.

Os Escoteiros do Brasil são a única organização do país reconhecida e certificada pela Organização Mundial do Movimento Escoteiro. É responsável por dirigir e acompanhar as práticas escoteiras adotadas no Brasil. Ao todo, são mais de 100 mil escoteiros, reunidos em 1533 Unidades Escoteiras locais, em 722 cidades espalhadas em todo o território nacional. No Rio Grande do Sul, são 226 Grupos Escoteiros ativos, totalizando mais de 15 mil membros.

Ferramenta de educação não formal, o Escotismo ultrapassa as barreiras e se firma como um movimento educacional por proporcionar aos jovens desenvolvimento em diferentes áreas, de forma sempre contemporânea e variada. O Movimento Escoteiro é uma organização do terceiro setor, sem fins lucrativos, que atende crianças, adolescentes e jovens por meio de um programa educativo próprio, presente há mais de 100 anos no Brasil.

71 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page