Cerimônia de Transição de cargo e posse das novas coordenadoras do Núcleo Regional de Jovens Líderes do Rio Grande do Sul
- Jiullie Lariny Munieweg
- 10 de jul.
- 2 min de leitura
Na manhã do último sábado, dia 5 de julho de 2025, o auditório do Escritório Regional sediou a Cerimônia de Transição de cargo e posse das novas coordenadoras do Núcleo Regional de Jovens Líderes do Rio Grande do Sul: Maiara Pereira Donadello e Luana Reginato Bassanesi, eleitas na última sessão ordinária do Fórum Regional de Jovens Líderes.
A cerimônia foi realizada de forma híbrida e contou com a participação de Maurício Roth Volkweis e Matheus Daniel Pereira Campestrini Machado, representando a Diretoria Regional, além de George Xastre e Luis Sebben, representando o Núcleo Nacional de Jovens Líderes.
A cerimonia iniciou com o coordenador anterior, Pedro Jesus, que apresentou o relatório da gestão que se encerra, onde destacou os principais feitos e aprendizados, como a reativação do núcleo, as oficinas que foram realizadas, como o Capacita para novos coordenadores, e os grupos de trabalho que foram realizados durante a gestão.
Após a renovação da promessa escoteira, as novas coordenadoras apresentaram o plano de trabalho para o biênio, que prevê dar continuidade às ações do Núcleo anterior, com foco no fortalecimento da Rede de Jovens Líderes no Rio Grande do Sul, promovendo maior envolvimento e liderança dos jovens. Entre as propostas estão a realização de Encontros Regionais e Fóruns, a criação de espaços de diálogo como rodas de conversa, e o projeto de sediar o Encontro Nacional de Jovens Líderes em 2027 na região. O plano também busca incentivar uma participação mais ativa, crítica e colaborativa da juventude escoteira, reforçando o papel do Núcleo como espaço de construção coletiva e protagonismo juvenil.
Além de Maiara e Luana, o Núcleo segue contando com a coordenação de Maria Laura Loch, que está em mandato de 2024 a 2026. Agora, com três mulheres à frente da coordenação, o Núcleo Regional de Jovens Líderes reforça a importância e a potência da liderança feminina no Movimento Escoteiro. A presença de mulheres em espaços de decisão inspira, transforma e fortalece o caminho para uma gestão mais diversa, sensível e representativa.
O Núcleo Regional de Jovens Líderes é um espaço de representação, escuta ativa e protagonismo juvenil dentro do Movimento Escoteiro, para jovens de 18 a 25 anos. Ele atua promovendo a integração dos jovens líderes da região, incentivando o diálogo com outras instâncias e fortalecendo ações que contribuam com a formação de uma juventude engajada, crítica e participativa. Convidamos todos os jovens líderes a se envolverem ativamente, trazendo suas ideias, vivências e energia para que o Núcleo seja, de fato, construído por todos nós.
Desejamos muito sucesso às novas coordenadoras eleitas. Que esta jornada seja repleta de aprendizados, conquistas e união. Que vocês possam inspirar outros jovens, representar com responsabilidade e fortalecer ainda mais a voz da juventude no nosso Movimento.
Comentários