top of page

CineDiversidade debate questões raciais


O 16º Distrito Escoteiro, em Caxias do Sul, recebeu no domingo, 10 de junho, mais uma edição do Cine Diversidade, atividade proposta pela Equipe Regional de Diversidades que nessa edição tratou sobre questões raciais. Foi apresentado o filme "Mãos Talentosas", que conta a história verdadeira de um neurocirurgião negro Ben Carson que superou obstáculos para mudar a história da Medicina.

Após a exibição do filme foi realizado um debate com todos os presentes. Participaram como mediadores do debate o escotista do Grupo Escoteiro Baden-Powell, Julio Machado, e os convidados Caren Daiana da Silva e Ramo Victor Tissot. Além destes, o presidente da Associação dos Imigrantes Senegaleses em Caxias do Sul, Abdoulat Ndiaye, o Billy, também esteve presente e falou sobre a sua vivência em uma cidade e um país novo, as situações de preconceito que os imigrantes sofrem e os desafios que os jovens têm para mudar a situação racial.

Segundo Guilherme Adami, integrante da Equipe Regional de Diversidades e um dos organizadores do evento, foi importante debater a temática racial dentro do Movimento Escoteiro no Rio Grande do Sul. "O debate por parte dos jovens foi proveitoso e os mediadores ouviram os questionamentos que partiram deles. Foi proposto aos jovens refletirem sobre os lugares onde os negros estão presentes na sociedade e o envolvimento do negro com o Movimento Escoteiro. A Equipe de Diversidades está atenta em trabalhar as questões raciais no escotismo gaúcho, queremos que os negros se sintam representados e saibam que o escotismo está aberto para receber a todos", disse Guilherme. O evento contou com a organização também da voluntária Adriane Misturini do Grupo Escoteiro Saint Hilaire.

Confira todas as fotos do evento acessando bit.ly/cinediversidaderacialfotos

35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page