top of page

Oficina de Comunicação aborda temática da comunicação não violenta


O Congresso Regional Escoteiro recebeu no sábado (4) a Doutora em Comunicação e Professora da Feevale, Cristine Kauffmann, que ministrou a Oficina de Comunicação na qual foram abordados os aspectos da comunicação não violenta.

Cristine conta que, antes de qualquer coisa, acha importante a sociedade aprender sobre o Movimento Escoteiro. Compreender o funcionamento dele para além dos estereótipos para, só assim, entender o esforço do Movimento para melhorar o mundo e atualizar seus posicionamentos ao acompanhar as mudanças culturais e sociais que estão acontecendo.

Segundo a professora o Congresso foi um momento importante para compartilhar conhecimento, dialogando com os participantes em um processo colaborativo de construção de conhecimento. Além disso, Cristine acredita que o maior esforço foi trazer uma dimensão mais amplificada da comunicação, mais complexa, e menos focada na dimensão técnica que é, de modo geral, mais disseminada.

“Fiquei feliz com as falas de alguns adultos que conseguiram perceber o quanto nós temos o potencial de violência na nossa comunicação e gostei muito das falas dos adultos que estão olhando pra esse jovem como um ser cheio de potência e dotado de sabedoria. Saber que estão dispostos a, de fato, construir coletivamente. Flexibilizar os precessão hierárquicos, ainda que eles façam parte do movimento, não significa que alguém manda e alguém obedece, mas que esse movimento é construído coletivamente e eu acredito que, aos poucos, essa classificação entre jovem e adulto vai sendo flexibilizada nesse diálogo.”, conta.

Cristine acrescenta que exercitar a comunicação não violenta de alguma forma, fazer exercícios mais sistemáticos e encontros onde o tema seja abordado, não apenas em palestras, faz a comunicação entrar no dia-a-dia das pessoas para que ela faça mais sentido.

Foto: Marx Jaguszewski

Texto: Nathalia Kerkhoven

Confira todas as fotos no Flickr

112 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page