Congressinho 2025 do 5º Distrito Escoteiro do RS reúne chefias em dia de formação e integração
- Comunicação - Escoteiros RS

- 5 de ago.
- 1 min de leitura
No último domingo, 03 de agosto, o Escritório Regional dos Escoteiros do Rio Grande do Sul sediou mais uma edição do Congressinho do 5º Distrito Escoteiro, reunindo cerca de 40 escotistas e pioneiros em um dia dedicado à formação, troca de experiências e fortalecimento dos vínculos distritais.
O Congressinho abordou temas de grande relevância para a atuação dos adultos no Movimento Escoteiro. A primeira oficina tratou da atualização do Programa Educativo dos Escoteiros do Brasil, trazendo reflexões sobre as novas diretrizes e práticas pedagógicas. Na sequência, os participantes conheceram o processo para reconhecimento de um grupo escoteiro como de utilidade pública, tema importante para o fortalecimento institucional dos grupos. Encerrando a programação, uma oficina prática sobre técnicas escoteiras revisitou conhecimentos essenciais como nós, orientação e sinais de pista.
O evento contou com a presença do Chefe Matheus Campestrini, representando a Diretoria Regional, que compartilhou informações e perspectivas sobre a evolução do Programa Educativo, reforçando o compromisso da Região com a formação contínua dos voluntários.
Participaram do Congressinho representantes dos seguintes grupos escoteiros: G.E. Guia Lopes 2/RS, G.E. Tupã-Ci 4/RS, G.E. Isaac Bauler 11/RS, G.E. Tapajós 76/RS, G.E. Marechal Rondon 108/RS, G.E. Mate Amargo 175/RS, G.E. Parobé 242/RS e G.E. Laçador 358/RS.
Mais do que um momento de capacitação, o Congressinho reafirmou o espírito de fraternidade e serviço que move o escotismo.
A energia compartilhada ao longo da manhã demonstrou o entusiasmo e a dedicação das chefias do 5º Distrito, que seguem firmes no propósito de educar para um mundo melhor.
Escoteiros do Rio Grande do Sul
Sempre Alerta para Servir
Texto: Márcio Concolatto














Comentários