top of page

Congresso e Assembleia Nacional Escoteira 2024

De 30 de maio a 2 de junho, aconteceu em Recife/PE o Congresso Nacional Escoteiro, junto com Reuniões Ordinária e Extraordinária da Assembleia Nacional Escoteira e as Reuniões Ordinárias do Conselho de Administração Nacional, do Conselho Consultivo Nacional e do Fórum Nacional de Jovens Líderes. Representando o Rio Grande do Sul, participaram 11 delegados regionais, incluindo o Presidente Regional, Everton Barragan; a Diretora de Métodos Educativos, Cleuza Iara Campello, e o Diretor Adjunto de Métodos Educativos, Gilberto Furasté.


Durante as Oficinas e trabalhos dos ramos, foram desenvolvidas diversas sugestões de projetos futuros e grupos de trabalho. A recepção da delegação do Rio Grande do Sul foi especial, contando com ações como doações de materiais que serão utilizados durante o Jamboree Nacional e posteriormente serão encaminhados ao Rio Grande do Sul para auxiliar os Grupos Escoteiros que tiveram perdas significativas durante as enchentes.


Durante a Reunião Ordinária da Assembleia Nacional, realizada durante a manhã do dia 31 de maio de 2024 e presidida por Everton Barragan, contou com a aprovação das contas e do balanço financeiro e apresentação do Relatório Nacional. Também ocorreu a apresentação do Relatório da Comissão de Ética e Disciplina Nacional, assim como os informes do Fórum Nacional de Jovens Líderes.


Também foi apresentado um vídeo feito especialmente para este momento, com imagens do resultado das enchentes no Rio Grande do Sul, assim como o trabalho que foi feito pelos Escoteiros em diversas frentes. Através deste vídeo, a Região Escoteira do Rio Grande do Sul agradece a todos aqueles que colaboraram e pede que continuem auxiliando pois ainda há muito trabalho pela frente.



Na tarde de 31 de maio de 2024, aconteceu a Reunião Extraordinária da Assembleia Nacional, que tratava de pauta única: Análise, discussão e votação sobre a proposta de alteração do § 1º do artigo 42 do Estatuto da União dos Escoteiros do Brasil para inclusão da faixa etária compreendida entre 5 a 22 anos. Com a grande maioria dos votos, foi aprovada a alteração no Estatuto do artigo 42, § 1º para o texto "São beneficiários: crianças, adolescentes e jovens de 5 (cinco) a 22 (vinte e dois) anos de idade, divididos em ramos, conforme previsto no P.O.R. (Princípios, Organizações e Regras) da União dos Escoteiros do Brasil".


Esta mudança no estatuto viabiliza que o programa educativo para o novo ramo proposto, intitulado de Filhotes, possa seguir sendo desenvolvido, assim com a revisão do programa educativo de todos os outros ramos já existentes. A Reunião também contou com a posse da nova Equipe Nacional de Jovens Líderes


Após a finalização da Reunião Extraordinária da Assembleia Nacional, o Presidente Regional Everton Barragan recebeu, em nome da Região Escoteira do Rio Grande do Sul, a Moeda Centenária de número 006, em reconhecimento a todo o trabalho que vem sendo realizado no estado frente à calamidade climática ocorrida no último mês. O Escotista Roberto Riche também foi agraciado com uma condecoração especial, a nova Medalha Impeesa, que comemora 60 anos de boas atividades escoteiras. O Escotista Ivan Brugalli foi outro gaúcho condecorado, com a Medalha de Velho Lobo.





Confira a gravação das Reuniões Ordinária e Extraordinária da Assembleia Nacional:






20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commenti


bottom of page