top of page

Congresso Regional | O centro do escotismo é o jovem


O Congresso Regional Escoteiro iniciou na manhã deste sábado (16), no Colégio Dom Bosco, em Porto Alegre. A palestra de abertura foi conduzida por Hector Carrer, voluntário da Associação Escoteira da Argentina e atual Diretor Educacional da “Tierra de Juego” e Assessor de Programa de Jovens do Bureau Mundial de Escotismo.


Sob o tema "O Projeto Educativo segundo Baden-Powell", Hector conduziu a palestra com enfoque no protagonismo juvenil frente ao Movimento Escoteiro. Para o argentino, o voluntário deve atuar como facilitador do processo de amadurecimento e de evolução dos jovens: "O centro da vida do escotismo não é o chefe ou o voluntário, são os jovens. O Movimento Escoteiro é de jovens, e não para os jovens. Eles são a razão de existência do ME", destacou Carrer.


De acordo com o palestrante, o jovem se auto-educa a partir das experiências que ele vive nas atividades: "Precisamos resgatar a ideia de B-P, que afirmava que o Movimento Escoteiro é parte integral da vida dos jovens, e não uma realidade paralela", disse Hector.


A participação juvenil como protagonista no processo de tomada de decisão do Movimento Escoteiro também é importante, na opinião de Carrer. Segundo o palestrante "é papel dos jovens pautar os temas que são de relevância social, sendo que os adultos tem que acompanhar e instruir na construção do caminho para o futuro". Para Hector, o jovem é sinônimo da mudança e a inovação depende de uma participação coletiva dentro das Unidades Escoteiras Locais.


Confira a apresentação realizada por Hector aqui.


A programação do Congresso Regional Escoteiro segue ao longo do dia, com palestras, oficinas, reuniões e debates dos mais variados temas de interesse da União dos Escoteiros do Brasil.

85 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page