top of page

Congresso Regional | Prevenção do Suicídio


O Congresso Regional Escoteiro também é lugar de aprendizados. Durante a segunda sessão de oficinas, foi realizada a palestra “Evidências para Prevenção do Suicídio na Infância e na Adolescência”, conduzida pela Pedagoga e Pós-Graduada na área de Violência Doméstica Contra Crianças e Adolescentes, Joelma Teresinha Gomes.

Para Joelma, a frustração na adolescência é um dos fatores de risco em relação ao suicídio: “Os adolescentes possuem sentimentos muito intensos onde muitas vezes não sabem como lidar com eles. Uma das ações mais importantes é a escuta, é escutar com o coração, isso é importante. O jovem precisa ser aceito, acolhido e precisa de amor. “, afirmou a pedagoga.

Em sua oficina, Joelma abordou os sinais e fatores de risco que podem acarretar em tentativas de suicídio, além dos fatores de proteção, o que falar e como ajudar alguém que esteja passando por esta situação: “Não podemos banalizar o que o nosso jovem fala para nós, em nenhum momento. Pode não ser direto mas eles pedem ajuda, quando dizem que estão isolados do grupo, quando estão agressivos ou violentos, quando não conseguem interagir e relacionar. São esses fatores que precisamos estar atentos e não podemos deixar passar batido”, pontuou a palestrante.

Para Joelma, os adultos necessitam fazer a diferença na vida do jovem durante a vida, sendo agentes preceptores de fatores que interferem na realidade destes.

37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page