top of page

Congresso Regional 2020 | Boletim 1


Nos dias 14 e 15 de março de 2020, a Região Escoteira do Rio Grande do Sul sediará na cidade de Cruz Alta o Congresso Regional Escoteiro, juntamente com a Assembleia Regional Escoteira e o Fórum Regional de Jovens Líderes. Mais que um momento de confraternização entre irmãos escoteiros e de conquista de novas amizades, este Congresso Escoteiro é um momento de atualização, debate e troca de experiências a respeito dos diversos temas de interesse dos Escoteiros do Brasil.

Serão realizadas diversas reuniões, oficinas, painéis e debates que poderão ser aplicadas na prática escoteira e replicadas nos grupos escoteiros de nosso estado. Além do aprendizado o congresso será uma grande oportunidade de reunir amigos de todos os cantos do Rio Grande do Sul. Neste ano todas as atividades irão acontecer no Instituto de Educação Estadual Professor Annes Dias.

Confira o Boletim 1 para download aqui.

A programação detalhada será divulgada no Boletim 2. É importante levar em conta para o planejamento de viagem que o Fórum Regional de Jovens Líderes inicia às 7h de sábado, as oficinas do Congresso Regional iniciam a partir das 8h30 de sábado e, no domingo, a Assembleia Regional Escoteira tem sua primeira chamada às 8h30, encerrando aproximadamente às 13h.

Neste ano a palestra do Congresso Regional será com o escotista Henrique Franke, do Grupo Escoteiro Terra Vermelha, de Santa Rosa. O tema abordado é “Transformando desafios em projetos de sucesso: de lobinho pata tenra ao cume do Everest”. Henrique começou no Movimento Escoteiro como lobinho e, em 2018, entrou para a história como um dos brasileiros a subir o Everest, a montanha mais alta do mundo. Será uma grande oportunidade para conhecer mais sobre o grande feito realizado e como o Movimento Escoteiro contribui no sucesso desse grande desafio.

Infraestrutura

  • Local: Instituto de Educação Estadual Professor Annes Dias (Rua Mariz e Barros, 1048 – Centro, Cruz Alta).

  • Alojamento: O evento contará com área de alojamento e acantonamento no 29º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado, localizado na Rua Padre Francisco Pacheco. Serão oferecidas 90 vagas de alojamento (45 vagas femininas e 45 vagas masculinas) e 200 vagas para área de acantonamento. Ambos os espaços terão a entrada liberada a partir das 20h30 de sábado, 14 de março.

  • Alimentação: O evento oferece a opção de café da manhã de sábado e domingo, além de um jantar no sábado a noite aos participantes. Ambas as opções são por adesão e devem ser reservadas por email previamente ao evento. Interessados devem entrar em contato com Egon pelo e-mail egonrick.escoteiro@hotmail.com ou pelo whatsapp (55) 98137-5452, entre 15/02 e 10/03 para garantir o seu lugar. Recomenda-se que o e-mail seja enviado por Unidade Escoteira Local.

  • O café da manhã será servido no sábado e domingo no ginásio do 29º Grupo de Artilharia ao custo de R$ 10,00 por pessoa cada refeição. Cardápio: 1 sanduíche, café ou café com leite e uma fruta.

  • O jantar por adesão no sábado a noite será realizado no CTG Querência da Serra que fica localizado na rua General Osório, 1955. O valor é de R$30,00 por pessoa e bebidas a parte. Cardápio: arroz, galeto assado, salada verde, maionese, vinagrete, lasanha de Legumes (somente para vegetarianos e pessoas com restrições alimentares).

  • O inscrito que desejar cancelar a solicitação do café ou jantar pode solicitar reembolso do pagamento pelo email indicado até o dia 10 de março. Após esse prazo não será feito reembolso do valor.

  • Estacionamento: Haverá local para estacionamento de carros, em número limitado, conforme chegada. Ônibus e vans deverão providenciar seus locais individualmente.

  • Saúde: Teremos no local do Congresso uma área de Suporte de Saúde, uma ambulância com equipe de saúde e mais uma enfermaria a disposição de todos os participantes. Todos os participantes devem apresentar ficha médica no credenciamento.

Participação

  • Congresso Regional Escoteiro: Podem se inscrever no Congresso Regional Escoteiro os associados, a partir de 18 anos, com registro institucional renovado ou válido até 30/4/2020. As inscrições estão abertas através do Meu Paxtu em quatro categorias no evento Congresso Regional Escoteiro | 2020:

• Congressista – com acantonamento no ginásio (200 vagas)

• Congressista – com alojamento feminino (45 vagas)

• Congressista – com alojamento masculino (45 vagas)

• Congressista – SEM alojamento e/ou acantonamento (500 vagas)

Todas as inscrições são voltadas para os associados acima dos 18 anos e dão direito a participação em todas as atividades do Congresso no dia 14 de março. Garante certificado digital e a inserção da atividade no histórico da vida escoteira do associado junto ao Paxtu. A inscrição é gratuita até o dia 06 de março de 2020 ou enquanto durarem as vagas. O limite do evento é de 790 participantes. Todos os participantes, devem apresentar a ficha de inscrição do evento do PAXTU com autorização da diretoria e ficha médica no credenciamento.

  • Fórum Regional de Jovens Líderes: Podem inscrever-se ao Fórum Regional de Jovens Líderes os pioneiros, escotistas e dirigentes entre 18 e 26 anos incompletos. Estes deverão, além de inscrever-se no Congresso, realizar a inscrição no evento Fórum de Jovens Líderes | 2020. A inscrição garante certificado digital e a inserção da atividade no histórico da vida escoteira do associado junto ao PAXTU. Os participantes do Fórum, para garantirem sua participação no Congresso Regional, devem inscrever-se nos dois eventos separadamente. A inscrição é gratuita até o dia 13 de março. Confira o Edital para convocação em bit.ly/frjl2020edital

  • Assembleia Regional Escoteira: A participação na Assembleia Regional no domingo, dia 15, não requer inscrição prévia e é aberta a todos os associados, sem custo de inscrição. O credenciamento irá encerrar às 8h de domingo, com primeira chamada às 8h30.

Inscrição

  • Forma de Inscrição: Todas as inscrições deverão ser realizadas individualmente pelo Meu Paxtu

  • Prazo de Inscrição: A inscrição de ambos eventos é gratuita, sendo até o dia 13 de março de 2020 para o Fórum de Jovens Líderes | 2020 e, até o dia 06 de março de 2020 para o Congresso Regional Escoteiro | 2020 ou enquanto durarem as vagas.

  • Autorização: Para os jovens maiores de 18 anos não é necessária a autorização dos pais ou responsáveis, mas é indispensável a autorização da Diretoria da Unidade Escoteira Local. Todos os jovens deverão participar da atividade acompanhado de no mínimo um escotista responsável ou designado para tal função. A ficha de autorização utilizada é a disponível pelo Paxtu no ato de inscrição.

  • Inscrições Especiais: Casos pontuais devem contatar o Escritório Regional indicando o motivo da inscrição no e-mail congresso2020@escoteirosrs.org.br

Documentos de Apoio

Confira os documentos abaixo para preparação para a Assembleia Regional Escoteira:

Quaisquer procedimentos não previstos neste Boletim serão passíveis de análise e decisão pela Equipe de Organização. Informações complementares podem ser obtidas junto ao Escritório Regional através do email congresso2020@escoteirosrs.org.br, ou pelo site www.escoteirosrs.org.br – clicando na aba de “Contato”, ou pelo telefone (51) 3330-9784.

532 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page