top of page

Congresso Regional Escoteiro irá reunir 700 participantes em Três Coroas


O maior evento de capacitação de voluntários sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU será realizado neste final de semana em Três Coroas. São mais de 700 participantes, todos associados dos Escoteiros do Brasil - Região do Rio Grande do Sul, que irão participar de mais uma edição do Congresso Regional Escoteiro, importante encontro de capacitação de jovens e adultos do escotismo gaúcho.

O Congresso é o principal evento para atualização, debate e trocas de experiências sobre diversos temas ligados ao movimento escoteiro e seu envolvimento comunitário. Durante o primeiro dia (4), no Congresso Regional Escoteiro, serão realizadas diversas oficinas, reuniões e palestras para todas as lideranças, enquanto que o segundo (5) fica reservado para Assembleia Escoteira Regional.

No sábado são mais de 30 atividades realizadas de maneira simultânea, entre reuniões para os adultos que trabalham com os jovens e oficinas sobre os mais variados temas como, por exemplo, empoderamento juvenil, práticas de sustentabilidade, jogos cooperativos e restrições alimentares. Além de outras atividades voltadas a assuntos extremamente atuais e importantes para o desenvolvimento dos jovens, como as conversas “Inclusão, acessibilidade e as políticas públicas que rodeiam” e “Gênero e sexualidade”.

Um dos grandes destaques do Congresso é o painel “Escotismo e Desenvolvimento Sustentável”(1), que contará com especialistas trazendo o tema anual dos Escoteiros do Brasil para próximo do cotidiano dos Grupos Escoteiros.

Toda programação é voltada para os adultos envolvidos com escotismo, sejam os pais que levam os filhos para atividades, os diretores de grupos escoteiros ou os voluntários que coordenam as atividades com os jovens, os escotistas. Essa é uma das várias iniciativas para capacitação destas pessoas, que se doam de coração por acreditarem no potencial da juventude para transformação da nossa sociedade por meio do escotismo.

(1) Mediado pelo Diretor de Métodos Educativos da Escoteiros do Brasil – Rio Grande do Sul, William Bonalume, participação da integrante do Núcleo de ODS das Nações Unidas no RS Ilsa Soka e do professor e psicólogo especialista em RH Carlos Temperini.

Congresso Regional Escoteiro

Foto: Pedro Hoffmann

Texto: Thabata Madeira

Confira todas as fotos no Flickr

102 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page