top of page

Ramo Pioneiro realiza Debate Preliminar ao Fórum Regional


No último sábado, dia 5, no Escritório Regional, o Ramo Pioneiro realizou mais uma edição do Debate Preliminar, atividade previa ao Fórum e Congresso Regional Pioneiro. No Debate foram divulgadas as propostas para os quatro grandes eventos regionais do Ramo Pioneiro para 2018, dois Mutirões Regionais, Fórum e Olimpio, além das propostas das chapas que concorrerão para Equipe Regional Pioneira.

Mutirão Regional Pioneiro, 1º semestre

Uma das propostas levantada para o Mutirão do 1° Semestre é o MutMedieval, iniciativa do Clã Phoenix, do Grupo Escoteiro Alencarino Scarpetti, de Viamão. Dentre as atividades propostas para o primeiro dia de Mutirão estão revitalização, recreação, jardinagem e arrecadação, atuando em asilos, creches, canis e outros locais, cada base representando uma família medieval da Távola Redonda. E no segundo dia atividades de aventura para os clãs presentes.

Mutirão Regional Pioneiro, 2º semestre

Para o Mutirão 2° semestre foi proposto o Moot is the New Black, iniciativa dos Clãs do 21º Distrito - Pé da Serra. O Mutirão tem como proposta de evento um Mutirão que ocorra nas cidades que compõem o distrito, com enfoque maior na cidade de Montenegro. As atividades terão como tema a Série Orange is the New Black, onde cada pioneiro inicia a atividade respondendo por um crime por ele cometido e tem como sentença as bases propostas pela organização, como doação de sangue, revitalização e recreação.

Fórum e Congresso Regional Pioneiro

Para o Fórum e Congresso Regional Pioneira foram três propostas, Farroupilha na Serra, pelo Clã Persival do Grupo Salto Ventoso; Três Coroas no Vale do Paranhana, pelo Clã Sir Gawain do Grupo Paranhana; e Venâncio Aires no Vale do Rio Pardo, pelo Clã William Wallace do Grupo Arés.

Olimpio

Sem nenhuma proposta para Olimpíada Regional Pioneira, a Equipe Regional Pioneira salientou que, conforme o regulamento, se algum candidato ainda quiser apresentar sua proposta, ela pode ser aprovada pela plenária no dia do Fórum, caso contrário, cabe a ERP resolver a questão.

Debate entre as Chapas

Uma das novidades do Debate Preliminar esse ano foi o debate entre as chapas concorrentes à Equipe Regional Pioneira de 2018. Organizado pela atual Equipe Pioneira o debate contou com uma mesa composta pelo Coordenador Regional Pioneiro, Ederson Nunes, representando o Ramo; pelo voluntário Rodrigo Vaz, representando a Equipe de Métodos Educativos; e o pioneiro Felipe Zanini, representando a Equipe de Comunicação. Com direito a réplicas e tréplicas, o debate entre as chapas teve três momentos: o primeiro, em que questionamentos feitos pelos membros da mesa, pertinentes aos seus respectivos assuntos, foram levantados para ambas as chapas; o segundo, onde as chapas tiveram direito a cinco perguntas cada, uma para a outra; e um terceiro, em que as perguntas foram abertas para a platéia.

O Coordenador Geral da Chapa Todas as Vozes, Henrique Fonseca, relatou: ”A chapa todas as vozes foi criada com o objetivo de ser a real representação dos pioneiros do estado do Rio Grande do Sul. Em um momento que se destaca no movimento escoteiro e no ramo pioneiro a luta em defesa da diversidade, da emancipação e destaque do jovem, formamos uma chapa com maioria de mulheres, com LGBTs, negros e representantes de outras modalidades que visam trabalhar e se empenhar na luta por um movimento mais plural.”

A chapa é composta pelos pioneiros Henrique Fonseca (coordenador geral), Kimberly Valentim (coordenadora de comunicação), Gabriela Daphny (coordenadora financeira), Matheus Souza (coordenador administrativo), Andressa Gigante (coordenadora de interiorização) e Julia Oyarzabal (suplente de comunicação), seu intuito principal é a representatividade dentro do Movimento Escoteiro.

Do outro lado, a Chapa Movimento manifestou-se a partir do seu Coordenador de Comunicação, Rafael Moura: “Nós da chapa Movimento buscamos um crescimento na qualidade do ramo pioneiro, com o intuito de desenvolvimento individual do jovem e de seu clã. Atuando através de parcerias com as Equipes Regionais como Diversidades, Inclusão e Acessibilidade e Comunicação, seguindo as propostas dos Métodos Educativos, buscamos um movimento conjunto com todos os pioneiros do estado do Rio Grande do Sul.”

A chapa é composta pelos pioneiros Raquel Vasconcellos (coordenadora geral), Rafael Moura (coordenador de comunicação), Sanara Fonseca (coordenadora administrativa), Leonardo Cunha (coordenador financeiro) e Luiza Aiofi (coordenadora de interiorização) visa, acima de tudo, união, alcance e igualdade.

O Coordenador do Ramo Pioneiro ainda relatou a importância da leitura da ata do Fórum Talian, que ocorreu ano passado, na cidade de São Marcos, além do estudo do Regulamento do Ramo que será debatido no Fórum Regional em Erechim. A confirmação dos ônibus que irão sair de Porto Alegre e Novo Hamburgo para Erechim deve ser feita até o dia 14 de agosto.

98 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page