Ramo Pioneiro realiza Debate Preliminar ao Fórum Regional


No último sábado, dia 5, no Escritório Regional, o Ramo Pioneiro realizou mais uma edição do Debate Preliminar, atividade previa ao Fórum e Congresso Regional Pioneiro. No Debate foram divulgadas as propostas para os quatro grandes eventos regionais do Ramo Pioneiro para 2018, dois Mutirões Regionais, Fórum e Olimpio, além das propostas das chapas que concorrerão para Equipe Regional Pioneira.

Mutirão Regional Pioneiro, 1º semestre

Uma das propostas levantada para o Mutirão do 1° Semestre é o MutMedieval, iniciativa do Clã Phoenix, do Grupo Escoteiro Alencarino Scarpetti, de Viamão. Dentre as atividades propostas para o primeiro dia de Mutirão estão revitalização, recreação, jardinagem e arrecadação, atuando em asilos, creches, canis e outros locais, cada base representando uma família medieval da Távola Redonda. E no segundo dia atividades de aventura para os clãs presentes.

Mutirão Regional Pioneiro, 2º semestre

Para o Mutirão 2° semestre foi proposto o Moot is the New Black, iniciativa dos Clãs do 21º Distrito - Pé da Serra. O Mutirão tem como proposta de evento um Mutirão que ocorra nas cidades que compõem o distrito, com enfoque maior na cidade de Montenegro. As atividades terão como tema a Série Orange is the New Black, onde cada pioneiro inicia a atividade respondendo por um crime por ele cometido e tem como sentença as bases propostas pela organização, como doação de sangue, revitalização e recreação.

Fórum e Congresso Regional Pioneiro

Para o Fórum e Congresso Regional Pioneira foram três propostas, Farroupilha na Serra, pelo Clã Persival do Grupo Salto Ventoso; Três Coroas no Vale do Paranhana, pelo Clã Sir Gawain do Grupo Paranhana; e Venâncio Aires no Vale do Rio Pardo, pelo Clã William Wallace do Grupo Arés.

Olimpio

Sem nenhuma proposta para Olimpíada Regional Pioneira, a Equipe Regional Pioneira salientou que, conforme o regulamento, se algum candidato ainda quiser apresentar sua proposta, ela pode ser aprovada pela plenária no dia do Fórum, caso contrário, cabe a ERP resolver a questão.

Debate entre as Chapas

Uma das novidades do Debate Preliminar esse ano foi o debate entre as chapas concorrentes à Equipe Regional Pioneira de 2018. Organizado pela atual Equipe Pioneira o debate contou com uma mesa composta pelo Coordenador Regional Pioneiro, Ederson Nunes, representando o Ramo; pelo voluntário Rodrigo Vaz, representando a Equipe de Métodos Educativos; e o pioneiro Felipe Zanini, representando a Equipe de Comunicação. Com direito a réplicas e tréplicas, o debate entre as chapas teve três momentos: o primeiro, em que questionamentos feitos pelos membros da mesa, pertinentes aos seus respectivos assuntos, foram levantados para ambas as chapas; o segundo, onde as chapas tiveram direito a cinco perguntas cada, uma para a outra; e um terceiro, em que as perguntas foram abertas para a platéia.

O Coordenador Geral da Chapa Todas as Vozes, Henrique Fonseca, relatou: ”A chapa todas as vozes foi criada com o objetivo de ser a real representação dos pioneiros do estado do Rio Grande do Sul. Em um momento que se destaca no movimento escoteiro e no ramo pioneiro a luta em defesa da diversidade, da emancipação e destaque do jovem, formamos uma chapa com maioria de mulheres, com LGBTs, negros e representantes de outras modalidades que visam trabalhar e se empenhar na luta por um movimento mais plural.”

A chapa é composta pelos pioneiros Henrique Fonseca (coordenador geral), Kimberly Valentim (coordenadora de comunicação), Gabriela Daphny (coordenadora financeira), Matheus Souza (coordenador administrativo), Andressa Gigante (coordenadora de interiorização) e Julia Oyarzabal (suplente de comunicação), seu intuito principal é a representatividade dentro do Movimento Escoteiro.