top of page

Dia da Consciência Negra

🙋🏿Hoje, 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, convidamos para refletir sobre a história das pessoas pretas em nosso país, olhando para o passado e repensando nossas atitudes, falas e comportamentos atuais. O escotismo, um movimento que reflete a sociedade, trabalha ativamente para receber todos os indivíduos sem distinção através do Método Escoteiro e Programa Educativo utilizados atualmente.


📝Essa data instituída oficialmente pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, refere-se à morte do líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi dos Palmares, morto em 1695. Zumbi foi um dos mais importantes líderes negros da história do nosso país, tendo lutado desde o século 17 por mais direitos, igualdade e, principalmente, pelo fim da escravidão.


💻Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), realizada pelo IBGE no 2º trimestre de 2022, o Brasil possui uma população negra de 55,8% – ou seja, o equivalente a mais da metade da população. E ainda assim, diariamente presenciamos diversas situações de racismo e invisibilidade da população negra em espaços de poder e liderança. Os escoteiros, como um espaço de educação não-formal, reafirmam o compromisso de formar crianças e jovens que sejam líderes de um futuro melhor. Trabalhamos por um futuro sem racismo, sem preconceito, com a certeza de que somos todos iguais e respeitamos todas as diversidades.



📷 Diego Freitas


6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page