top of page

Dia do Escoteiro é celebrado online e com ações sociais

No dia 23 de abril foi celebrado o Dia do Escoteiro. Para celebrar essa data especial, escoteiros em todo o Brasil participaram da Semana Escoteira. As atividades, promovidas pelos Escoteiros do Brasil, tiveram como o objetivo promover o Escotismo, divulgar sua proposta educativa, celebrar a fraternidade escoteira e, especialmente devido ao período de distanciamento social, incentivar a realização de ações sociais para ajudar ao próximo.


Segundo o Presidente dos Escoteiros do Brasil, Rafael Macedo, as atividades sugeridas pelos escoteiros são uma maneira de demonstrar a importância social do escotismo, em especial neste momento onde a sociedade exige respostas e pede apoio para a resolução de problemas em comum. "Neste ano vivemos um momento diferente, em que todos devem manter distanciamento social. Por isso torna-se ainda mais importante realizar a Semana Escoteira, mesmo que de forma online e com ações sociais individuais, destacando nosso ideal e nosso propósito de construir um mundo melhor”, considera


Na medida em que algumas regiões do Brasil começam a liberar os cidadãos a voltarem à rotina seguindo as orientações de saúde como, por exemplo, o uso de máscaras, luvas e demais equipamentos de proteção individual, os Escoteiros do Brasil entraram em uma nova fase de ação. Agora, de modo a promover ações sociais de forma organizada e dentro das orientações de saúde das autoridades competentes, os escoteiros acima de 18 anos, além dos adultos voluntários, estão sendo incentivados a realizar ações sociais individuais. 


Algumas das ações que podem ser realizadas são a doação de sangue, distribuição de cestas básicas, entregas e busca de equipamentos de proteção individual para profissionais da área da saúde, doação de roupas, apoio a idosos em situação de vulnerabilidade, entre outros. As ações sociais estão sendo realizadas junto da plataforma precisamos.com.br.

Uma das ações já realizadas com sucesso foi organizada por jovens e voluntários do Grupo Escoteiro Gustav Kuhlmann, de Panambi, no 15º Distrito. O Grupo realizou uma ação que entregou cupcakes a profissionais das áreas essenciais como saúde e segurança. A ideia surgiu de um lobinho com o objetivo de conquistar a insígnia da Boa Ação. Além dessa ação o Grupo tem realizado campanhas de máscaras e arrecadação de alimentos e material de higiene para o hospital da cidade.


Com atividades presenciais suspensas, visando a segurança e a saúde de todos os mais de cem mil Escoteiros no Brasil, a organização vem trabalhando de forma online desde o final de março. As atividades encontram-se em na plataforma online dos Escoteiros Online. São mais de cem sugestões de atividades educativas que podem ser realizadas sozinho ou junto com a família, sempre respeitando as regras de saúde e distanciamento social. Todas as propostas estão disponíveis gratuitamente para download no endereço escoteirosonline.org.br.

Para realizar o cupcake confira a receita abaixo:

1 1/4 xícara farinha de trigo

1 xícara açúcar

200 g manteiga

200 g de creme de leite

3 ovos

1 colher chá de fermento - roial

1 colher chá bicarbonato

1 colher de baunilha

Bater o açúcar com a manteiga até ficar esbranquiçada após colocar os ovos + baunilha+ secos

+ou - 15 min de forno

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page