top of page

Mês da Mulher | ElesPorElas (HeForShe)


Criado pela ONU Mulheres, a Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres, o movimento ElesPorElas (HeForShe) é um esforço global para envolver homens e meninos na remoção das barreiras sociais e culturais que impedem as mulheres de atingir seu potencial, e ajudar homens e mulheres a modelarem juntos uma nova sociedade.

O alcance da igualdade de gênero requer uma abordagem inclusiva, que reconheça o papel fundamental de homens e meninos como parceiros dos direitos das mulheres e detentores de necessidades próprias baseadas na obtenção deste equilíbrio. O movimento ElesPorElas (HeForShe) convoca homens e meninos como parceiros igualitários na elaboração e implementação de uma visão comum da igualdade de gênero que beneficiará toda a humanidade.

O movimento ElesPorElas (HeForShe) tem como objetivo engajar homens e meninos para novas relações de gênero sem atitudes e comportamentos machistas. Para a ONU Mulheres, a voz dos homens é poderosa para difundir para o mundo inteiro que a igualdade para todas as mulheres e meninas é uma causa de toda a humanidade.

Nesse sentido, ElesPorElas quer ampliar o diálogo sobre os direitos das mulheres e acelerar os progressos para alcançar a igualdade de gênero. Isto será obtido através de uma reformulação da igualdade de gênero, fazendo que esta deixe de ser uma questão das mulheres para se tornar uma questão que exige a participação de homens e mulheres, beneficiando toda a sociedade nos âmbitos social, político e econômico.

Em apoio à Agenda 2030, a ONU Mulheres também deu início a ação “Por um planeta 50-50 em 2030: um passo decisivo pela igualdade de gênero”. O programa reforça o pedido aos governos dos Estados-Membros que firmem compromissos nacionais para enfrentar os desafios que estão impedindo mulheres e meninas de alcançar seu potencial pleno, como: a eliminação da violência, o incentivo da participação das mulheres na tomada de decisões, o investimento em planos de ação nacional com políticas públicas que versem sobre igualdade de gênero.

Visando o referido projeto, o Brasil já: definiu plano para assistência a vítimas de violência sexual; estabeleceu grupo de trabalho sobre saúde para mulheres com deficiência e mobilidade reduzida; concedeu seis meses de licença-maternidade para militares mulheres; viabilizou às mães o registro de nascimento de seus filhos em cartório sem a presença do pai; impôs penas mais severas para aqueles que prejudicam ou matam mulheres ou meninas (feminicídio).

Representantes dos Escoteiros do Brasil se reuniram, no início de 2018, ao escritório da ONU Mulheres Brasil, para conhecer o projeto ElesPorElas. O objetivo da parceria é oportunizar aos jovens e adultos escoteiros o trabalho em promoção à igualdade de direitos entre mulheres e homens, fomentando na juventude o interesse na colaboração e pelo mútuo enriquecimento, respeitando a natureza particular de ambos os sexos, sem quaisquer preconceitos. O projeto vai muito além da discussão de empoderamento, uma vez que discute tanto igualdade como equidade, sem definição ou restrição de gêneros.

A parceria entre Escoteiros do Brasil e a ONU Mulheres foi formalizada ainda em 2018, resultando inclusive na realização do workshop “ElesPorElas” ao Jamboree Nacional, realizado em Barretos/SP, durante o período de 16-20 de Junho/2018. Em 2019, a mesma consultora que executou a ação no Jamboree Nacional, Sofia Furtado, esteve no Camporee Sul, realizado em Soledade/RS, durante os dias 16-20 de Janeiro, ofertando a oficial ElesPorElas (HeForShe) junto ao Planeta Rainbow.

O programa ElesPorElas (HeForShe) também estará presente no Congresso Regional do Rio Grande do Sul, que ocorrerá dia 16 de Março/2019, em Porto Alegre, diante da colaboração conjunta da Equipe de Diversidades e da Sofia Furtado.

#FaleDiversidades: Você sabia que os Escoteiros do Brasil - Rio Grande do Sul possuem um canal exclusivo para ouvir os associados sobre os temas de Diversidades? É o FALE! Diversidades! O FALE! Diversidades é um espaço de acolhimento que tem como proposta fornecer um auxílio adequado a jovens e adultos escoteiros que estejam passando por problemas individuais e/ou em seus Grupos Escoteiros em temáticas de diversidades como preconceito racial, de gênero, LGBT, ou outro que você sinta a necessidade de desabafar e obter apoio. Saiba mais bit.ly/falediversidades. Em caso de dúvidas você pode entrar em contato no email fale.diversidades@escoteirosrs.org.br.

67 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page