top of page

Mês da Mulher | Machismo e Feminismo


Muitas vezes ocorrem confusões sobre o significado de determinados termos que embasam os discursos sobre equidade de gênero. Objetivando o explicação dos mesmos, tem-se: Feminismo: É um movimento social e político que tem como objetivo conquistar o acesso a direitos iguais entre homens e mulheres e que existe desde o século XIX. Feminismo não prega ódio, não prega a dominação das mulheres sobre os homens. O feminismo busca construir condições de igualdade entre os gêneros.

  • Machismo: É o comportamento que coloca o homem em posição de superioridade com relação à mulher.

  • Femismo: É o comportamento que coloca a mulher em posição de superioridade com relação ao homem.

  • Sexismo: É o comportamento de discriminação fundamentado no sexo. Privilegia um gênero ou uma orientação sexual em detrimento de outro.

  • Misoginia: É a repulsa e discriminação ao sexo feminino e está associada à violência contra a mulher.

  • Misandria: É a repulsa e discriminação ao sexo masculino e está associado à violência contra o homem.

#FaleDiversidades: Você sabia que os Escoteiros do Brasil - Rio Grande do Sul possuem um canal exclusivo para ouvir os associados sobre os temas de Diversidades? É o FALE! Diversidades! O FALE! Diversidades é um espaço de acolhimento que tem como proposta fornecer um auxílio adequado a jovens e adultos escoteiros que estejam passando por problemas individuais e/ou em seus Grupos Escoteiros em temáticas de diversidades como preconceito racial, de gênero, LGBT, ou outro que você sinta a necessidade de desabafar e obter apoio. Saiba mais bit.ly/falediversidades. Em caso de dúvidas você pode entrar em contato no email fale.diversidades@escoteirosrs.org.br.

70 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page