top of page

EducAÇÃO Escoteira Grupo Erico Verissimo


No último sábado, 19, o Grupo Escoteiro Erico Veríssimo-64º/RS realizou a segunda edição do Projeto educAÇÃO ESCOTEIRA na Escola, atividade esta desenvolvida a nível Nacional pelos Escoteiros do Brasil. Em Cruz Alta, a atividade foi realizada com os alunos da Escola Estadual Major Belarmino Cortez, no Bairro Ferroviário, das 13h 45min às 17:00 hs. Com o tema “Educação para a Vida”, este ano a atividade mobilizou mais de 1200 estabelecimentos de ensino do País com ações educativas simultâneas.

Segundo o Chefe Escoteiro Egon Rick, Chefe do Grupo, “A presença dos Escoteiros promovendo atividades dentro das escolas atende aos interesses das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, que propõe tornar interessantes os conteúdos escolares (conforme pág. 117, DCNEB, 2013), de modo que o público alvo - crianças e adolescentes - possam sentir prazer nas atividades. O Movimento Escoteiro possui uma história centenária em proporcionar experiências educativas de forma divertida e interessante às crianças, adolescentes e jovens, e assim sendo, nesta segunda edição do Projeto educAÇÃO ESCOTEIRA na Escola, alunos de Cruz Alta e de todo o Brasil tiveram a oportunidade de interagir com crianças, adolescentes e jovens do Movimento Escoteiro em atividades de alto valor educativo.

O Escotismo possui uma sólida experiência em proporcionar atividades educativas de forma divertida, atraente e variada. Nosso Projeto Educativo visa construir um mundo melhor, contribuindo para que os jovens assumam seu próprio desenvolvimento, como principais autores e atores de suas histórias. E isso é feito oferecendo aprendizagem pela ação, ou seja, os jovens que praticam escotismo adquirem conhecimentos, habilidades e valores a partir das experiências que vivem por meio das atividades que participam”.

Assim como é propósito do Escotismo contribuir para que as crianças, os adolescentes e jovens desenvolvam autonomia e assumam seu próprio desenvolvimento, também cabe à educação formal promover condições para criar uma educação cidadã, responsável, crítica e participativa, que possibilita a tomada de decisões transformadoras a partir do meio ambiente no qual as pessoas se inserem.

As ferramentas para alcançar esse objetivo podem ser identificadas no processo educativo escoteiro, que alcança cada jovem, transformando-o em agente de melhorias e participante ativo em sua comunidade. Os integrantes do Grupo Escoteiro Erico Verissimo-64º/RS, agradecem os alunos e ao Diretor da Escola Estadual Major Belarmino Cortez, o Professor Paulo dos Santos, por abrir as portas da escola para que o Movimento Escoteiro pudesse realizar esta relevante Atividade Escoteira de nível Nacional dos Escoteiros do Brasil.

66 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page