De 1º a 3 de setembro, em Curitiba, aconteceu o 2º Encontro Nacional Nacional de Capacitação dos Mensageiros da Paz. Na ocasião a Região Escoteira do Rio Grande do Sul esteve representada por jovens e voluntários que participaram de um processo seletivo da Equipe Regional dos Mensageiros da Paz para o evento.
O evento tratou de diversos temas importantes sobre desenvolvimento de projetos, liderança e aplicação do MOP nas atividades escoteiras. Além de integrar o Escotismo junto de outras instituições, Instituto Legado, TETO e ADUS, na qual os participantes deveriam desenvolver projetos juntamente com as entidades.
O Encontro também contou com a presença da Coordenadora Nacional de Métodos Educativos, Carmem Barreira, que falou sobre o impacto social que o MoP e os projetos comunitários desenvolvidos pela instituição causam. Carmem compartilhou com os participantes os dados das últimas edições do Mutirão Nacional de Ação Ecológica e do Mutirão Nacional de Ação Comunitária e analisou o aumento deles nos últimos anos e como eles tem influenciado positivamente a comunidade.
“Debatemos bastante sobre como deveríamos nos posicionar perante o nosso estado, como desenvolveríamos o trabalho a nível regional após a capacitação, em que momentos deveríamos usar o lenço do MoP, como deveríamos estruturar as apresentações e oficinas e qual seria nosso papel junto com a Equipe Nacional”, explica a Coordenadora Regional dos Mensageiros da Paz, Jéssica Stelmach que esteve no evento como observadora.
Participaram do evento representando a Região do Rio Grande do Sul os voluntários Desirê Lara Kreisch, Felipe Bertoglio, Raphael Cavalcante Lopes, Rodrigo Vaz da Silva e Jéssica Stelmach. Confira o relatório de participação do evento aqui.
Comentarios