top of page

Escoteiros celebram o Dia da Comunidade



Na data de hoje, 5 de maio, é o Dia da Comunidade! Parabenizamos a todos que atuam para deixar o mundo melhor do que encontramos. Nessa data especial, escoteiros em todo o Rio Grande do Sul reafirmam o seu papel como agentes transformadores nas comunidades em que estão inseridos, contribuindo diariamente na construção de um mundo melhor.


Inspirados pelo Dia da Comunidade, a Equipe Regional de Envolvimento Comunitário convida a todos os jovens dos Ramos Sênior e Pioneiro a participarem de uma atividade especial no próximo sábado, 9 de maio, o Realidade em Cena.


O encontro virtual será realizado pela primeira vez, com o objetivo de apresentar e debater diferentes realidades que estão presentes dentro da nossa sociedade. A atividade também propõe indagar os jovens sobre como esses problemas sociais ainda são recorrentes, e como podemos ajudar a corrigi-los.


Nessa edição, pensando também na valorização do cinema nacional e da cultura nas nossas comunidades, os jovens são convidados a assistir ao Documentário "Ilha das Flores", de 1989. O filme conta a história da Ilha das Flores, um local na cidade de Porto Alegre destinado ao depósito de lixo.


O documentário apresenta a trajetória de um tomate, desde a colheita e o descarte por uma dona de casa, até a chegada ao lixão da ilha, onde crianças disputam alimentos que sequer servem como comida para os porcos. O curta debate temas diversos, como os moldes de produção e consumo (baseados no sistema capitalista que gera o consumo desenfreado), a desigualdade social, a pobreza e a fome. Assista abaixo (10 minutos).



Por meio do cinema a Equipe Comunitária busca oferecer um instrumento de reflexão e desenvolvimento do pensamento crítico dos jovens. Afinal, a cultura também é um dos meios que nos auxiliam a conhecer novas realidades e discutir o nosso papel enquanto escoteiros dentro da sociedade. A intenção dessa atividade é promover a reflexão através da arte.


O Realidade em Cena ocorre no próximo sábado, dia 9 de maio, das 14h às 16h, por meio de uma videochamada. Para participar do debate, os jovens interessados devem preencher o formulário disponível em bit.ly/realidadeemcenaforms. O encontro virtual terá limite de 30 participantes. As inscrições permanecem abertas até às 14h de sexta-feira, dia 7, ou até atingir o total de inscritos.

161 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page