top of page

Formando Chefes 2023 no 20º Distrito Escoteiro

O Sistema de Formação de Adultos é parte fundamental no processo de aprendizagem do voluntário que colabora com o Movimento Escoteiro. Todo adulto que venha a desempenhar cargo ou função, como escotista ou dirigente institucional, tem o direito e o dever de se aperfeiçoar ao máximo possível para desempenhar da melhor forma suas tarefas e responsabilidades no sistema educativo do Escotismo.


Com o objetivo de colaborar com este aperfeiçoamento, o 20º Distrito Escoteiro do RS promoveu o "Formando Chefes 2023", que buscou proporcionar, além de momentos de descontração e troca de experiências entre os adultos voluntários, uma aprendizagem significativa que irá refletir em melhores atividades oferecidas para crianças, adolescentes e jovens em cada uma das Unidades Escoteiras Locais que compõem este Distrito. São elas os Grupos Escoteiros Ciretama e Videira, de Bento Gonçalves; Almirante José Araújo Filho, de Garibaldi; São Luiz Gonzaga, de Veranópolis; Alberto Mattioni, de Flores da Cunha; Nacê, de Guaporé; Salto Ventoso, Guaracy e Rouxinol da Serra, de Farroupilha; e Capoeiras, de Nova Prata.


O evento foi realizado na FEPAGRO Serra, em Veranópolis (RS), nos dias 11 e 12 de fevereiro, e reuniu cerca de 80 adultos voluntários.


A Coordenadora Distrital, Rafaela Molon, destaca: "Como é bom retornar às atividades presenciais com um número tão expressivo de adultos engajados pelo Movimento Escoteiro, e muitos deles novos, que estão entrando este ano e tendo o Formando Chefes como primeira atividade de médio porte. É maravilhoso encontrar os amigos e poder compartilhar histórias com eles, é excelente realizar esse intercâmbio e ainda aprender fazendo, pois o Formando Chefes não é apenas teoria, é a teoria aliada à prática, juntamente com a troca de experiências. Enfim, foi maravilhoso esse evento que foi pensado e formatado por muitas mãos, sempre pensando em acrescentar e crescer como escotista e dirigente."


O escotista Guilherme Furlanetto, do Grupo Escoteiro São Luiz Gonzaga, explica que "como coordenador do evento, sinto-me orgulhoso em iniciarmos uma retomada de encontros do 20º Distrito. Conseguimos reunir incríveis 74 inscrições. O final de semana foi de muito aprendizado, mas, principalmente, de muito companheirismo e amizade. Notei que todos os participantes gostaram da organização e da infraestrutura do evento. 2023 será um baita ano para todos."


A escotista Jocele Giacobo Bortolini, do Grupo Escoteiro Almirante José de Araújo Filho, comenta emocionada: "Meu primeiro contato com o Movimento Escoteiro foi em 1996, quando junto com minha irmã e uma turma de amigas, ingressamos na primeira turma de escoteiro feminino, na época era minha avó materna que costurava os lenços do grupo (tenho até hoje). Desde aquele momento, toda vez que escutava uma palma escoteira, estava eu lá fazendo igual, a admiração pelo Movimento sempre me fez bem e trouxe boas lembranças. No ano passado tive a oportunidade de voltar a ter contato com o grupo, levando meu filho Joaquim para conhecer o ramo Lobinho, que assim como eu, foi amor já no primeiro contato. Por mim e por ele, me coloquei a disposição para fazer parte, e como recompensa estou no Formando Chefes 2023! Está sendo espetacular, um bombardeio de informações e aprendizagem, com certeza estou saindo daqui sendo uma pessoa melhor, cheia de energia para compartilhar com nossas crianças, ajudando e orientando elas a serem pessoas do bem, que contribuirão muito para tornar o mundo um lugar melhor! Gratidão ao Grupo Escoteiro Almirante Jose Araújo Filho!”


“A nossa participação no Movimento Escoteiro começou por causa da nossa filha,” relata o casal Cristiano Alves e Ana Paula dos Santos, do Grupo Escoteiro Salto Ventoso. “No começo só levávamos ela e deixávamos na sede. Com o passar do tempo, os escotistas pediram para que fôssemos ajudar como pais de apoio. Foi assim por um bom tempo até que fomos convidados para sermos escotistas. Somos voluntários há pouco tempo e é um orgulho fazermos parte disso, um aprendizado que não pudemos ter em nossa infância. Hoje somos muito gratos por participarmos do Movimento Escoteiro. O curso é uma coisa nova, um aprendizado para a vida toda. Achamos tudo muito show!”


O 20° Distrito Escoteiro RS parabeniza o grupo São Luiz Gonzaga pela maravilhosa recepção. Agradecer aos formadores - Eliseu, Tiarajú, Gilberto, Siliane, Fernando, Eliane e Viviane pelas contribuições. Aos membros da equipe de comunicação Fernando, Ivan e Paulinho pela excelente cobertura. A equipe distrital por vestir a camisa e não deixar a peteca cair.


Mais informações e fotos nas redes sociais do 20º Distrito Escoteiro:




35 visualizações0 comentário
bottom of page