top of page

Grupo Escoteiro Arajás completa 48 anos

Em meio à pandemia, Arajás segue ativo mantendo o escotismo em Santa Rosa


Fundado em 25 de novembro de 1972, o Grupo Escoteiro Arajás completa na próxima quarta-feira 48 anos de atividades. Idealizado inicialmente pelo Sr. Eugênio Eidt, o Arajás desde então vem desenvolvendo a progressão pessoal de crianças e jovens de 7 a 21 anos nas áreas física, afetiva, de caráter, espiritual, intelectual e social, preservando o meio ambiente, realizando atividades de interação com a natureza e os diversos espaços da comunidade.


Em processo de resgate histórico para as comemorações dos 50 anos em 2022, o Grupo realizou no mês passado uma transmissão ao vivo pela internet conversando com alguns membros fundadores, onde relataram como eram as atividades e desafios de um grupo recém formado. Hoje, já consolidado e inserido na cultura local, o Arajás conta com mais de 100 membros entre jovens, voluntários e pais.

“Desde março estamos sem atividades presenciais, podendo nos encontrar apenas por reuniões pela internet ou em atividades comunitárias que envolvam membros maiores de 18 anos e em equipes menores de 10 pessoas”, conta Gabriel Assenheimer, escotista do Ramo Escoteiro, que abrange jovens de 10 a 15 anos. “A União dos Escoteiros do Brasil já autorizou o retorno às atividades presenciais, mas precisamos nos preparar para seguir o protocolo de saúde e planejar uma estratégia segura de retorno. Para isso, criamos uma comissão interna com 6 pessoas, contando com um dos nossos escotistas que é médico para nos orientar quanto ao retorno”, completa.


O Grupo tem planejado para esta quarta-feira um “fogo de conselho virtual”, onde reunirá membros e ex-membros do grupo para comemorar e relembrar memórias sobre a história do grupo. Para Elisete Uhlik, diretora presidente do Grupo “é uma maneira de engajarmos tanto nossos membros que se mantiveram conosco quanto aqueles que por algum motivo tenham se afastado do movimento escoteiro”. As atividades presenciais do Arajás estão previstas para retornar em março do próximo ano. Mais informações sobre como se associar podem ser encontradas nas redes sociais do Grupo pelo @escoteirosarajas ou pelo (55) 9 9611-5618.

Texto: Gabriel Assenheimer

Foto: Tarciane Andres

104 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page