top of page

Início da 83ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria

Ocorreu neste domingo (16/08), no Clube Sargento Expedicionário Geraldo Santana, a solenidade de acendimento do Fogo Simbólico e início da 83ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria.

O fogo aceso de modo natural, por membros do Grupo Escoteiro Guia Lopes 02/RS, inflamou a Pira da Pátria, e as 8 centelhas que irão percorrer o Estado, levando o Fogo Simbólico a diversos municípios.

O eixo nordeste é de responsabilidade dos Escoteiros do Rio Grande do Sul e a centelha será conduzida pelo Ex chefe Gilmar Chagas do G.E. do Mar Marquês do Herval 139/RS. No eixo Metropolitano, o Chefe Nelson Prestes do G.E. Laçador 358/RS, nos representa.

Um dos eixos passou a denominar-se Chefe Escoteiro do Mar Salomão, destacado compatriota que por muitos anos conduziu ao interior de nosso Estado a centelha do Fogo Simbólico, vindo a falecer no ano de 2009 em acidente de trânsito quando cumpria está missão. O Chefe Volnei Salomão Vargas Martins pertenceu ao Grupo Escoteiro do Mar Passo da Pátria e depois fundou na Ilha da Pintada o G.E. Nautilus Lux, e também foi o Chefe durante a fundação do G.E. Dom Bosco 191/RS.


O Estado do Rio Grande do Sul é o único Estado Brasileiro onde,desde sua criação, a Corrida do Fogo Simbólico nunca foi interrompida.


Todos os protocolos de segurança sanitária foram observados durante a solenidade.*



Textos Carlos Hirsch e Tiarajú Barbosa

141 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page