Conhecendo a Área de Métodos Educativos


No Movimento Escoteiro são inúmeras as atividades realizadas em nível local, regional, nacional e internacional. No Nível Regional as grandes atividades como Acantonamento de Lobinhos, Aventura Escoteira, Desafio Senior, Mutirão Pioneiro, além das oficinas, capacitações e também os Cursos de Formação, são organizadas por voluntários que integram a Equipe Regional de Métodos Educativos.

Desde abril de 2016 a Região do Rio Grande do Sul implementou uma gestão inovadora e integrada da área de Métodos Educativos. Este modelo consiste em um diretor eleito, e divide a pasta de Métodos em 16 equipes, às quais são atribuídos coordenadores nomeados, que trabalham de forma horizontal.

Entre os coordenadores 7 têm menos de 30 anos, destes, 4 são membros atuantes da Rede Nacional de Jovens Líderes, ou seja têm entre 18 e 26 anos incompletos, além de outros que já tiveram experiências anteriores de capacitação na Rede. Desse modo a Coordenação das Equipes de Métodos é também um bom exemplo de participação e de envolvimento juvenil dentro do nível regional. Este formato também visa dar maior autonomia para as equipes que possuem liberdade criativa para organizar eventos próprios em benefício dos associados.

Por exemplo, durante todo 2017 os escoteiros gaúchos tiveram a oportunidade de participar de várias atividades que trabalharam o Tema Anual dos Escoteiros do Brasil, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. De acordo com o Diretor de Métodos Educativos da Região Escoteira do Rio Grande do Sul, William Bonalume, as ODS viraram tema anual para “estarem na vitrine”, facilitando a compreensão de que pensar globalmente e atuar localmente pode sim causar um impacto positivo em nossas comunidades e por consequência em toda sociedade. “Enquanto instituição de educação não formal é nosso papel apoiar e ter essa pauta em nosso movimento, especialmente quando nosso país é signatário do pacto mundial e, enquanto nação, temos que honrar nosso compromisso” destaca.

As ações de Métodos Educativos se refletem nas atividades de Programa de Jovens dos Ramos Lobinho, Escoteiro, Sênior e Pioneiro, e na Gestão de Adultos com a Equipe Regional de Formação. Além disso integram o time de Métodos Educativos a Modalidade do Ar, Modalidade do Mar, e as Equipes Regionais dos Mensageiros da Paz, Inclusão e Acessibilidade, Especialidades, Envolvimento Comunitário, Sustentabilidade, Diversidades, Radioescotismo, Espiritualidade e JOTI.

Conheça o organograma completo da Equipe de Métodos e saiba como entrar em contato com cada uma das Equipes para saber mais sobre os projetos, ações e também como se envolver, trabalhando em prol de todos os Grupos Escoteiros do Rio Grande do Sul.