top of page

Sábado é dia de Mutirão de Ação Comunitária


O MutCom é uma atividade nacional de mobilização, que tem como objetivo a integração e colaboração dos Escoteiros do Brasil com a sociedade. É uma oportunidade para que os jovens realizem atividades de serviço, sendo estimulados a se envolver com a comunidade, criando consciência coletiva e desenvolvendo a liderança e proatividade. Este ano, a atividade acontece no dia 16 de setembro, com o tema “Escotismo e Desenvolvimento Sustentável”. Nesse dia, unidades escoteiras locais de todo o Brasil poderão participar das ações voltadas ao desenvolvimento sustentável, aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU e ao intenso relacionamento com a comunidade.

Insígnias de envolvimento na comunidade

As Insígnias de Envolvimento na Comunidade são uma forma de incentivar a participação comunitária ativa, contribuindo para a construção de uma sociedade justa, participativa e fraterna. É a parte do Programa Educativo que busca melhorar a consciência comunitária dos nossos jovens.

Cada Ramo possui uma insígnia específica, confira:

Ramo Lobinho: Permite o conhecimento dos serviços e instituições que realizam ações assistenciais na comunidade e desperta a atitude individual e coletiva de serviço.

Ramo Escoteiro: Permite a participação em projetos de serviço em sua comunidade, favorecendo a percepção da realidade em que vive.

Ramo Sênior: Permite a participação de ações coletivas de serviço comunitário e desperta o interesse pela superação das diferenças sociais.

Para conquistar a insígnia do seu Ramo é necessário participar do Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Comunitária. Aproveite esta oportunidade!

Sugestões de atividades

Algumas atividades neste programa você pode realizar em locais públicos, com sua tropa ou alcateia, convidando a comunidade para participar. Assim, podem ser cumpridos itens das Insígnias de Envolvimento Comunitário ou adquirido conhecimento para criação de projetos. As atividades contribuem para melhorar a consciência comunitária e ainda divulgar seu grupo escoteiro!

Mais informações

115 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page