top of page

Nota de falecimento de José Ferreira Machado

A Região Escoteira do Rio Grande do Sul comunica, com profundo pesar, o falecimento de José Ferreira Machado, do Grupo Escoteiro Moacara 32/RS, aos 90 anos de idade.


O Velório ocorre no Memorial São José de Caxias do Sul - Capela A - Início às 08h até às 16h. O sepultamento será no Cemitério Parque de Caxias do Sul.


Chefe Machado, como sempre foi carinhosamente chamado, foi uma das sementes essenciais para o Movimento Escoteiro da nossa região e, em especial com a Família Moacara com a qual sempre esteve envolvido.


O Chefe Machado ingressou no movimento escoteiro com 9 anos, fazendo a sua promessa em 06 de agosto de 1942, mantendo seu registro ininterruptamente por 81 anos, sendo um dos escoteiros mais antigos da América Latina. Ele auxiliou muito o Escotismo Gaúcho em todos esses anos, com suas palestras, cursos, conselhos e até mesmo se envolvendo em inúmeras aberturas de Grupos Escoteiros em torno da Serra Gaúcha.


Em 1975, Chefe Machado foi essencial para a organização do I ANEI (Acampamento Nacional Escoteiro de Integração), contando com quase 3 mil escoteiros do Brasil e de alguns países da América Latina. Em 1976, Chefe Machado fez o primeiro contato com a direção da Festa da Uva, para realizar a transferência do G.E. Moacara 32/RS para lá, onde permanece até hoje. Em julho de 1977, o Chefe Machado dirigiu a Delegação Gaúcha de 3 ônibus para o 3º AJURI Nacional no Rio de Janeiro.


Atuou na Diretoria do Grupo Escoteiro Moacara 32/ RS em três Gestões: 1976 - 1977, 1978 - 1979, 1980 - 1981


Conquistou a Insígnia da Madeira - Ramo Lobinho e Escoteiro em 1979 e atuou bom um tempo na ERA - Equipe Regional de Adestramento (atual Equipe Regional de Formação).

Em 2005, foi condecorado com a Comenda Tapir de Prata.


Mandamos toda a nossa energia e compaixão para a Família, com a certeza de que a linda e longa trajetória do Chefe Machado no Escotismo sempre será lembrada com alegria e honra, ficando seus ensinamentos, seu compromisso e amor por esse Movimento que une todos nós.


A Região Escoteira do RS se solidariza aos familiares, e deseja forças neste momento de pesar.





592 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page