Nota de Pesar: Wilma Erika Veit Schiefferdecker.
- Jiullie Lariny Munieweg
- há 5 horas
- 2 min de leitura
A Região Escoteira do Rio Grande do Sul comunica, com profundo pesar, o falecimento de Wilma Erika Veit Schiefferdecker, aos 97 anos de idade.
Nascida em 13 de setembro de 1927, Wilma viveu uma vida marcada pela dedicação ao serviço, à liderança e à formação de gerações, sendo uma figura emblemática tanto no Movimento Bandeirante quanto no Escotismo.
Esposa de Lino Schiefferdecker e mãe de Sérgio Antônio Schiefferdecker, Sônia Maria Schiefferdecker Karpouzas e Suzana Maria Schiefferdecker Sommer, Wilma atuou como instrutora em diversos cursos nas áreas de música, saúde, primeiros socorros pela Cruz Vermelha Brasileira, relações humanas, idiomas (inglês e alemão), trabalhos manuais e artes em geral.
Após uma longa trajetória no Movimento Bandeirante, em 1961 Wilma passou a se dedicar exclusivamente ao Movimento Escoteiro, onde construiu uma história de grandes realizações, sendo precursora na coeducação, liderando o primeiro Clã Pioneiro misto no Brasil. Foi uma das principais responsáveis pela utilização do Campo Escola Saint’Hilaire, exerceu cargos de destaque como Conselheira Regional, Diretora de Cursos Básico e Avançado, e membro da Comissão Nacional do Ramo Lobinho. Também coordenou o contingente brasileiro para o Jamboree Mundial da Noruega em 1975, junto com o chefe Lino e o Jamboree Farroupilha, realizado em 1986.
Com uma trajetória tão marcante e transformadora, Wilma foi também fundamental para a realização da série "Diversidade Que nos Unem", disponível no nosso canal no YouTube. A série, lançada 8 anos atrás, tem o objetivo aproximar gerações, tendo tido Wilma como a primeira entrevistada.
Confira o primeiro vídeo da série através do link abaixo:
Com mais de 80 anos de promessa escoteira, Wilma Schiefferdecker deixa um legado de inspiração, dedicação e amor ao próximo. Sua história é um testemunho do poder transformador do Escotismo e continuará a motivar novas gerações a trilharem o caminho do serviço e da liderança.
Enviamos à família nossa energia e compaixão, com a certeza de que a linda e longa trajetória da Chefe Wilma no Escotismo será sempre lembrada com alegria, honra e gratidão. Seus ensinamentos, seu compromisso e seu amor pelo Movimento permanecerão vivos em cada um que teve o prazer de cruzar seu caminho com ela.
A Região Escoteira do RS se solidariza com os familiares e amigos, desejando força e serenidade neste momento de dor.
A família convida para a Despedida da Wilma Erika Veit Schiefferdecker:
Dia 08/05 - Quinta-feira
Angelus Memorial Crematório.
Capela 2.
Das 08:00 às 15:00
Cerimônia de despedida às 14:30
Sempre Alerta.
