top of page

A Rede de Jovens Líderes e o envolvimento juvenil



Em março, durante a realização do Fórum Regional de Jovens Líderes, foram eleitos os novos integrantes do Núcleo Regional de Jovens Líderes da Região Escoteira do Rio Grande do Sul. Davi Lima da Silva, do Grupo Escoteiro Brownsea, foi eleito novo Coordenador, e irá atuar junto da atual Coordenadora, Giulia Rodrigues. E Mileny Lemos, do Grupo Escoteiro Duque de Caxias, será a nova Comunicadora, atuando junto do atual comunicador, Gabriel Picinatto. A ata do Fórum já está disponível em bit.ly/atafrjlrs2020.



Presente há mais de dez anos nos Escoteiros do Brasil, a Rede é uma das ferramentas de participação e envolvimento juvenil que tem como objetivo a mobilização, comunicação e capacitação de pioneiros e voluntários que tenham até 26 anos incompletos. O foco da rede está organizado em três áreas de atuação:

  • na aplicação correta do Método Escoteiro nas seções escoteiras;

  • na inserção dos jovens nos processos de tomadas de decisão dentro da organização e;

  • na realização de iniciativas de ação e desenvolvimento comunitário junto a sociedade.

No Rio Grande do Sul, a resolução regional 03/2019 estabelece a participação prioritária de jovens líderes na formação das Equipes Regionais. Além disso, a Rede de Jovens Líderes é uma das áreas estratégicas da nossa Região Escoteira e trabalha em cooperação com a Diretoria Regional. O objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de novas lideranças, através de iniciativas propostas e realizadas pelos próprios jovens.


Neste ano, devido a suspensão das atividades presenciais, o Fórum Nacional de Jovens Líderes será realizado de forma online no dia 31 de maio, e é aberto a todos os associados que tenham entre 18 e 26 anos incompletos. O edital pode ser conferido em bit.ly/DocsFNJL2020.


Interessados em saber mais sobre a Rede de Jovens Líderes no Rio Grande do Sul podem entrar em contato no email jovenslideres@escoteirosrs.org.br

167 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page